ABPA PROMOVE AÇÕES PARA FORTALECER LAÇOS COM MERCADO CHINÊS
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participou de uma série de agendas com autoridades chinesas durante a FMA China 2016, realizada entre 14 e 16 de junho, em Xangai.
Em uma das ações programadas na China, o vice-presidente de mercados da ABPA, Ricardo Santin, reuniu-se com o presidente da Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ) da China, Ge Zhirong. Também esteve no encontro o vice-presidente do órgão chinês, Wang Junbing.
Na pauta da reunião, que ocorreu durante o 2nd International Import and Export Summit 2016 – em paralelo à FMA China – estiveram questões relativas às exportações brasileiras avícolas e suinícolas para o mercado chinês, como o andamento da liberação de novas plantas e a expansão dos negócios entre os dois países.
Outros encontros também fizeram parte da agenda da associação na China.
Além das reuniões com autoridades, a ABPA participou ainda da exposição promovida durante a FMA, que contou com um estande exclusivo e a distribuição de materiais promocionais em mandarim, ressaltando os diferenciais da avicultura e da suinocultura do Brasil como fornecedora confiável de proteína animal para o mercado chinês. Os materiais traziam, ainda, informações e contatos comerciais das empresas participantes dos projetos setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork, sob gestão da ABPA.
“Foi uma grande ação institucional, na qual o objetivo maior foi consolidar a percepção positiva em torno das marcas setoriais internacionais da avicultura e da suinocultura do Brasil, destacando as qualidades de nossos produtos e demonstrando nossa intenção de seguir como parceiros, auxiliando na complementariedade do mercado chinês nos espaços que hoje não são ocupados pelos produtores locais”, destaca Santin.
SOBRE A ABPA – A ABPA é a maior associação de proteína animal do mundo. É a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 130 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 10 bilhões.
Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.
Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.
SOBRE A APEX-BRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS – Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail Isis.sardella@abpa-br.org.