MODA CO LANÇA DESAFIOS PARA DESIGNERS



MODA CO LANÇA DESAFIOS PARA DESIGNERS

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) acabam de lançar os desafios das marcas que participam da segunda edição do Moda Co, plataforma de inovação aberta desenvolvida pela entidade. As marcas Grendene Kids, Werner, Usthemp, Perlatto, Plugt e Zaxy buscam novos produtos e ideias ao se conectar a designers de todo o Brasil.

 

Nessa edição, os designers terão até o dia 24 de julho para postarem seus trabalhos no site www.modaco.cc, em resposta aos briefings fornecidos e que já se encontram na página. O consultor de Design Estratégico da Abicalçados, Dario Henke, ressalta que a diversificação de segmentos participantes do desafio é um ponto positivo e que demonstra a maturidade da proposta de unir calçadistas e talentos de todo o Brasil. “Temos grandes marcas confirmadas, de segmentos diferentes, o que aponta que estamos no caminho certo. A indústria brasileira de calçados, aos poucos, passa a perceber a cocriação como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de uma nova cultura de Design no segmento”, ressalta.

 

Os designers podem acessar os desafios diretamente na plataforma através de um cadastro. Suas propostas são enviadas no Moda Co e avaliadas por um comitê formado por representantes das empresas donas do desafio, além da própria comunidade de designers. A premiação de cada desafio está dividida em Prêmio Empresa, no valor de R$ 1,8 mil para o vencedor, e o Prêmio Comunidade, que será escolhido através de votação da própria comunidade de designers cadastrados e prevê premiação de R$ 700. A divulgação das propostas vencedoras será no dia 8 de agosto.

 

Moda Co

A Moda Co é uma plataforma virtual de inovação aberta realizada pela Abicalçados, através do programa Brazilian Footwear, desenvolvido pela entidade em parceria com a Apex-Brasil. Na primeira edição, no ano passado, participaram Piccadilly, Pampili, Kidy e Bibi e foram distribuídos R$ 10 mil em premiações.

 

Briefings

A diversidade de tecnologias dos segmentos das empresas inscritas na plataforma é o grande destaque desta edição do Moda Co. No site estão os briefings de marcas de calçados injetados – Grendene Kids e Zaxy -, de femininos de alto valor agregado – Werner e Perlatto -, e de produtoras inovadoras como a Usthemp e Plugt, que buscam calçados com características funcionais e estéticas diferenciadas.