FNLIJ e Brazilian Publishers formam parceria para Feira do Livro de Bolonha
O Brasil promete levar um time que vai chamar atenção durante a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália. Estarão reunidos no mesmo estande, pela primeira vez, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e o Brazilian Publishers — projeto setorial realizado por meio de uma parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A feira é realizada em Bolonha anualmente. Ela é considerada o principal encontro dos maiores produtores mundiais de conteúdo voltado para crianças e jovens. A edição de 2020 está marcada para acontecer entre 30 de março e 02 de abril.
“A Feira de Bolonha é o evento mais importante para o segmento de livros infanto-juvenis. É gratificante para nós, enquanto projeto setorial, ampliar a nossa participação a cada ano, e proporcionar às editoras brasileiras a oportunidade de disseminarem o excelente conteúdo que produzem.”, diz Fernanda Dantas, Gerente de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro e Gerente do Brazilian Publishers.
A FNLIJ leva para o evento uma exposição com a produção da literatura infanto-juvenil brasileira lançada em 2019. Com isso, a Fundação pretende mostrar ao mundo um panorama da produção nacional no último ano. Os livros são divididos nas categorias Ficção (para crianças e para jovens), Não Ficção, Poesia, Reconto e Livro de Imagem.
Já o Brazilian Publishers pretende rechear o estande com um número expressivo de editoras participantes do Programa, que se inscreveram para participar da feira. Serão, no total, 23 publishers brasileiras – cinco a mais em comparação com a delegação que esteve no evento em 2019, quando foi até Bolonha um time de 18 editoras.
São elas: Girassol Brasil, Ciranda Cultural,FTD Educação, Callis Editora, Ozé, Bom Bom Book’s, Editora Projeto, Jujuba Editora, DSOP, Guismofews, Ateliê da Escrita, Melhorpubli, Grupo Companhia das Letras, Carochinha, Editora do Brasil, Pallas Editora, On Line Editora, Faro Editorial, Boitatá, Editora Pulo do Gato, Mil Caraminholas, IMEPH e Solisluna.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.