BRASILEIROS ESTIMAM MAIS DE US$ 5 MI EM FEIRA ODONTOLÓGICA
Empresas associadas à ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) e que fazem parte do Projeto Brazilian Health Devices, executado pela entidade em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estiveram presentes em Cingapura entre os dias 8 e 10 de abril para participação na Feira e Congresso Internacional de Odontologia (International Dental Exhibition and Meeting – Idem), uma das principais vitrines de negócios na Ásia-Pacífico para inovações globais na área de tecnologia odontológica.
O pavilhão brasileiro contou com um espaço de 72 m² e com a participação de sete empresas da área de odontologia: Aditek, Bionnovation, Biodinâmica, Maquira, Nova DFL, Gnatus e TDV. Essa foi a segunda participação da ABIMO na Idem, a primeira foi em 2008. Nesta edição, foram realizados 244 contatos e US$ 634.000 em negócios fechados durante a feira. O evento resultou ainda em US$ 5.800.000 em transações esperadas para os próximos 12 meses.
Nos últimos anos, os profissionais de odontologia da região da Ásia-Pacífico foram os primeiros a adotar tecnologias emergentes em seus laboratórios e consultórios dentários. De acordo com iData Research, o investimento por parte do mercado da Ásia-Pacífico em produtos odontológicos digitais está avaliado em mais de US$ 10 bilhões.
“A feira não é tão movimentada com relação ao número de visitantes, mas os stands sempre estavam cheios, ou seja, o número de contatos foi relativamente pequeno com relação ao número de negócios fechados. Isso mostra que os contatos foram muito mais efetivos e que a feira é voltada aos negócios e aos distribuidores, e não somente aos dentistas”, destacou Laísa França, coordenadora de promoção comercial da ABIMO, que ainda acrescentou: “No geral, as impressões das empresas foram muito positivas e todas gostariam de participar na próxima edição”.
Durante o evento aconteceram palestras, workshops e mesas-redondas que ofereceram oportunidades para todos os profissionais de odontologia interagirem uns com os outros, reunindo novos conhecimentos. O ministro da saúde de Cingapura, Gam Kim Yong, visitou o pavilhão brasileiro para prestigiar os produtos e as inovações apresentadas pelas empresas. Além do Brasil, a feira recebeu mais de 500 companhias odontológicas da China, do Japão, da França, da Alemanha, da Itália, da Coreia do Sul, da Suíça, de Taiwan, do Reino Unido e dos Estados Unidos.
Associados
A empresa TDV Dental participou da feira para a promoção da linha de produtos de maneira geral e com o intuito de prospectar potenciais distribuidores para inserção da marca em novos mercados. “A TDV ainda não possuía uma rede de distribuição muito abrangente nesta região, por isso tomou o evento como oportunidade para solidificação e expansão dos negócios”, destacou Daniel Fernando Batista, analista de comércio exterior da companhia.
De maneira geral, a Idem 2016 representou a oportunidade que o setor odontológico necessitava para expandir seus negócios para a Ásia como um todo. Segundo o analista, Cingapura, devido a sua localização estratégica e atuação como hub, conecta os países do continente e é vitrine para inovação, com papel essencial no desenvolvimento das relações comerciais.
“Para nós, a Idem foi de grande valor, pois conseguimos prospectar distribuidores de mercados ainda não atendidos pela empresa, os quais, além de fornecer importante feedback a respeito de nossos produtos, nos deram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a preferência dos consumidores em seus mercados de atuação”, disse Batista. As reuniões com distribuidores parceiros da TDV em alguns países da Ásia serviram como termômetro para mensuração de resultados das ações mais recentes e, de acordo com o analista, também contribuíram para o planejamento de novas medidas a serem tomadas para fortalecimento e expansão de negócios.
A Nova DFL lançou duas novas resinas, ambas com nanotecnologia: a Natural Shade e a Natural Z, uma resina especial com zircônia. “Já é sabida a importância de Cingapura como hub para a Ásia, principalmente o Sudeste Asiático, mas esse papel se torna cada vez mais evidente dentro de toda a Ásia. Na área de odontologia, não poderia ser diferente, logo, a feira cresce a cada edição e se torna mais importante para os países do Sudeste Asiático e da Ásia de modo geral”, enfatizou Fabio Fonte, chefe de negócios internacionais Ásia e Rússia da Nova DFL.
Para ele, outro ponto importante é o público-alvo direcionado para negócios. “Os resultados foram extremamente satisfatórios tendo em vista o foco e a efetividade das pessoas que passaram pelo stand, ou seja, o objetivo maior dos visitantes se equipara com o dos expositores, que é fazer contatos efetivos e negócios”. A empresa já havia participado de outras edições e, como visitante no ano passado, Fonte destaca que a feira evoluiu muito: “Creio ser uma tendência cada vez maior ter feiras regionais mais focadas, assim como ocorre com a AEEDC (International Dental Conference & Arab Dental Exhibition), feira odontológica do Oriente Médio e do norte da África”.
O pavilhão brasileiro recebeu visitantes de 31 países diferentes: Azerbaijão, Austrália, Bangladesh, Brunei, Camboja, China, Cingapura, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Filipinas, França, Hong Kong, Índia, Indonésia, Israel, Itália, Japão, Kuwait, Malásia, Mongólia, Myanmar, Paquistão, Sri Lanka, Suíça, Tailândia, Taiwan, Turquia, Estados Unidos, Uzbequistão e Vietnã.
Mercado
De acordo com a balança comercial brasileira, entre janeiro e fevereiro de 2015 o Brasil exportou US$ 33.650 (FOB) em produtos odontológicos para Cingapura. Já nos respectivos meses de 2016, foram US$ 46.143 (FOB). “O mercado de Cingapura é um dos mais expressivos para o BHD, tanto pela feira que realizamos e pelas prospecções como pelo comércio bilateral”, explicou Laísa.
O mercado-alvo principal é a Associação de Nações do Sudeste Asiático, um bloco econômico que foi criado em 8 de agosto de 1967 e é composto por dez países do sudeste asiático – Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã. Esse bloco tem um acordo de cooperação econômica com a UE (União Europeia), um grande facilitador para a realização de negócios, importação e exportação.
SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O PS (Projeto Setorial) Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.
SOBRE A ABIMO
A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. A Agência também coordena os esforços de atração de IED (investimentos estrangeiros diretos) para o país.
Mais informações para a imprensa:
Dehlicom – Soluções em Comunicação Empresarial
Deborah Rezende
deborah@dehlicom.com.br | 11 4106 4127 | 11 97020 6159
Elaine Cristina Alves
elaine@dehlicom.com.br | 11 4106 4127 |11 98719 6918