AGÊNCIA FINALIZA SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA PROGRAMA GARTNER
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) concluiu nesta semana a seleção de seis empresas para integrarem um programa de aconselhamento em tecnologia da informação que busca impulsionar a inserção internacional de negócios brasileiros do setor. O Programa Gartner Brasil IT+ definiu que as empresas CI&T Software; CINQ Technologies Ltda; APPI Tecnologia S.A. (Muxi); Icaro Technologies Serv. Com. Ltda; mobi all tecnologia S.A. (Navita); e Samba Mobile Multimídia S/A serão as seis beneficiadas com acesso aos serviços do Gartner até dezembro de 2016.
Para as seis empresas selecionadas, o trabalho começa praticamente de forma instantânea. No dia 30/03 elas terão uma reunião com representantes da Apex-Brasil e do Gartner, na sede do Instituto em São Paulo, para iniciar os trabalhos de parceria. A expectativa é que, até o fim do ano, elas trabalhem intensamente junto ao Instituto e à Agência e que consigam, ao final, alavancar suas exportações, presença e imagem internacionais. “Essa é uma oportunidade que pode ser transformadora para as empresas ao acessar serviços de ponta focados nos mercados mais importantes”, destaca o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto.
Isso será possível por meio das principais atividades a serem desenvolvidas no âmbito do Programa Gartner Brasil IT+. O esforço começa com o aprendizado sobre o mercado, concorrência, tendências e compradores em diferentes indústrias, para permitir que se trace uma estratégia de entrada no mercado. Em seguida, trabalha-se na construção de imagem no mercado global a partir do uso de pesquisas, relatórios e serviço de aconselhamento do Gartner, para colaborar com a construção de uma marca país, trabalhando a percepção dos analistas que são formadores de opinião para que possam propagar uma imagem positiva sobre as empresas e suas soluções no mercado internacional além da marca Brasil IT+.
O último passo é, claro, gerar negócios, já que os analistas do Gartner estão em contato direto com o mercado e constantemente indicam oportunidades. “Nosso modelo de trabalho é prover conhecimento e oferecer insights para fortalecer a internacionalização das empresas. Teremos um trabalho intenso e estamos seguros que todas as seis selecionadas conseguirão extrair o melhor que o programa pode oferecer”, destaca o vice-presidente regional do Gartner, César Velloso.
A IMPORTÂNCIA DA TI
O setor de Tecnologia da Informação é um dos setores prioritário para a Agência, pois ao apoiá-lo estamos falando de exportação de alto valor agregado e de um setor que representou 2,6% do PIB brasileiro em 2014, o que demonstra o aumento do uso de tecnologia nas mais diversas verticais da economia. O mercado brasileiro de TI movimentou US$ 60 bilhões em 2014 e é hoje o oitavo no ranking mundial, com 2,4% do mercado global.
As exportações de software no ano passado alcançaram a marca de US$ 225 milhões, enquanto foram exportados US$ 663 milhões em serviços de TI, combinados com hardware e outros serviços chegamos a um total de US$ 3,4 bilhões exportados em 2014. São mais de 70.000 empresas, sendo mais de 90% de pequenas e micro, empregando mais de 600 mil pessoas com uma taxa média de crescimento anual maior que a maioria dos setores.
A SELEÇÃO
As seis empresas foram escolhidas em meio a 66 inscritas após três etapas do processo seletivo. A primeira fase foi composta pela própria inscrição e formulário de potencial; a segunda, que escolheu 24 finalistas, responderam também ao questionário de estratégia e experiência; e dessas, 12 foram aprovadas na terceira etapa, de entrevistas com até 30 minutos de duração, e escolhidas como finalistas do processo: as seis mencionadas foram as selecionadas e as outras seis integram lista de espera.
SOBRE O GARTNER
Reconhecido por sua independência e imparcialidade, o Gartner possui mais de mil analistas de mercado, sendo 900 de tecnologia, atuando em 85 países em 47 diferentes idiomas, dedicados em tempo integral a entender os cenários e a evolução do setor. Esses analistas relacionam-se periodicamente com mais de 14 mil organizações que representam cerca de 80 mil clientes, tomadores de decisão de compras de classe mundial. Hoje, são feitas em média 350 mil interações anuais entre os analistas do Gartner e clientes espalhados pelo mundo e 72% das empresas listadas na Fortune 1000 e 74% das listadas na Global 500 utilizam seus serviços para tomadas de decisões.