APEX-BRASIL E CORPORAÇÃO ANDINA DE FOMENTO ASSINAM ACORDO
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinou nesta quarta-feira, 13, um acordo de cooperação com a Corporação Andina de Fomento (CAF). A cerimônia foi realizada na sede da CAF, em Brasília, durante a manhã. Participaram da assinatura do acordo o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, o diretor de Negócios da Agência, André Favero, o diretor representante da CAF no Brasil, Victor Rico, e o executivo principal da CAF, Marcelo dos Santos.
O acordo visa implementar ações conjuntas que assegurem a realização de esforços no desenvolvimento de projetos e atividades de apoio às exportações e atração de investimentos, e que promovam o fortalecimento do mercado latino-americano. As atividades de cooperação serão executadas por meio de eventos de promoção comercial, ações de comunicação, capacitação de exportadores, atração de investimentos e inteligência comercial.
O presidente da Apex-Brasil, David Barioni, destacou a força das duas instituições e o desafio que a parceria trará para o ano de 2016. “Começaremos agora um grande trabalho com a confirmação desse acordo. Vamos reunir nossas equipes para organizar nossos eventos e ações da melhor forma possível”.
A parceria com a CAF assegura um esforço conjunto para a promoção e o crescimento do comércio exterior entre as partes, além de estreitar relações econômicas com os países participantes. As duas instituições reconhecem no acordo a importância da cooperação para fortalecer a inserção das partes no mercado internacional, promover a integração regional e o intercâmbio de conhecimentos.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.
A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.
Sobre a CAF
A Corporação Andina de Fomento é um banco de desenvolvimento fundado em 1970. Formado por 19 países, assim como por 14 bancos privados da região, seu objetivo é promover um modelo de desenvolvimento sustentável através de operações de crédito, recursos não reembolsáveis e apoio em estruturação técnica e financeira de projetos dos setores público e privado da América Latina. O CAF possui sede em Caracas, Venezuela, e escritórios em 12 países.
Para mais informações sobre a CAF: http://www.caf.com/pt/