CALÇADISTAS BRASILEIROS NEGOCIAM US$ 33,6 MILHÕES NA ITÁLIA



CALÇADISTAS BRASILEIROS NEGOCIAM US$ 33,6 MILHÕES NA ITÁLIA

A participação de 53 marcas brasileiras em uma das mais tradicionais feiras calçadistas do mundo, a theMicam, comprovou o bom momento do calçado brasileiro nos mercados internacionais. A mostra, que aconteceu entre os dias 1º e 4 de setembro, em Milão, na Itália, reuniu 1,4 mil expositores e foi visitada por mais de 30 mil compradores, mais da metade de fora do país de realização do evento. A participação verde-amarela foi viabilizada pelo programa de apoio às exportações de calçados Brazilian Footwear, desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Conforme relatório da Abicalçados, foram gerados negócios na ordem de US$ 10,4 milhões, uma participação histórica das marcas brasileiras que deve gerar mais US$ 23,2 milhões em negócios alinhavados para os próximos seis meses. “Foram mais de 1,5 mil contatos com compradores de alto nível, sendo quase mil deles novos. As empresas saíram muito satisfeitas”, comemora a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Juliana Kauer.  O resultado foi superior ao registro da mostra do ano passado, quando foram gerados U$ 10,2 milhões durante e US$ 19 milhões de negócios futuros à theMicam – a contabilidade era realizada para os 12 meses seguintes. 

Preço ajudou, mas não foi tudo

Juliana ressalta que o dólar valorizado ajudou a formação de preços mais competitivos para os calçadistas nacionais, o que alavancou um número significativo de negócios. Porém, não foi tudo. Segundo ela, a aceitação das coleções de primavera-verão das marcas nacionais foi muito boa, gerando interesse de grandes players do varejo mundial que visitaram a mostra.

Satisfeitos

Os expositores brasileiros avaliaram a mostra como muito positiva para os negócios do segundo semestre. De acordo com Juliana Behrend, gerente de exportação da Capelli Rossi, “desde 2008 não se via um cenário tão positivo para a exportação”. Segundo ela, se o dólar estabilizar no patamar atual serão possíveis registros ainda superiores na mostra italiana do próximo ano. “Nesse contexto, teremos um recorde de vendas na próxima theMicam de verão”, comemora a gerente, ressaltando que nunca havia recebido tantos clientes de diferentes lugares como nesta edição. “A Itália veio em peso e a empresa conseguiu abrir os mercados no país de realização da feira e também em Malta, China, Líbano e Austrália”, conta.

Em sua sexta edição na theMicam, a Sollu teve grande êxito nos negócios. Segundo Alexandre Salomão, gerente de exportação da empresa, a feira está cada vez melhor para a marca. “Além de fazer a manutenção dos clientes, conseguimos abrir os mercados da Itália, França, Bélgica, República Tcheca, Inglaterra e África do Sul”, destaca Salomão.

Para Cássio Romani, vice-presidente de marcas da Boaonda, a feira é uma excelente plataforma para realizar contatos e construir a imagem das marcas. “Tivemos um resultado superior se comparado a setembro do ano passado e acreditamos que isso é um reflexo do investimento na sequência de participações na theMicam”, avalia. 

Fazendo a estreia no concorrido espaço Visitors, Danilo Cristófoli, diretor da Cristófoli, se disse satisfeito com a mudança de localização. Para ele a área é bastante adequada ao produto da marca. “Gostei bastante desse espaço, penso que aqui estamos conseguindo trabalhar o conceito de marca, recebendo clientes com um perfil diferenciado, além dos jornalistas de moda”, aponta Cristófoli.

Seminário preparatório

A participação na theMicam fez parte do projeto Export Thinking do Brazilian Footwear, que busca não somente gerar negócios, mas capacitar as marcas para a manutenção dos principais mercados internacionais. Durante a mostra italiana, as marcas brasileiras tiveram acesso a um Seminário Preparatório organizado exclusivamente para o evento, que destacou os modelos de negócios locais, fast fashion e mercado europeu.

 

Na oportunidade, Enrico Cietta, consultor da Diomedea, destacou que as pessoas têm a visão de que fast fashion é sinônimo de rapidez, mas é muito mais que isto. “Não é somente a troca de produtos, é uma troca de informação, no qual o consumidor tem o poder de escolha", explicou. Cietta ressaltou ainda que para tornar a coleção mais assertiva se faz necessário conhecer as escolhas do mercado. "As empresas precisam tomar alguns cuidados, como dividir os clientes por tipo, dividir a coleção em funções, como fashion, comercial, básico e verificar as vendas de cada segmento”, comentou Cietta.

Apresentaram suas coleções de primavera-verão na theMicam as marcas Anatomic & Co, Moema, Boaonda, Carrano, Cecconello, Democrata, Kildare, Dumond, Capodarte, Lilly’s Closet, Madeira Brasil, Sapatoterapia, Werner, Vizzano, Beira Rio, Moleca, Molekinha, Modare, Sollu, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Tabita, Paolo Sesto, Capelli Rossi, Indiana, Usaflex, Stéphanie Classic, Andacco, Freeway Easywear, Itapuã, Piccadilly, Piccadilly for Girls, Ramarim, Radamés, Kontatto, Savelli, Pegada, Toni Salloum, Ortopé, Steps on Green, Francajel, Frattina, Suzana Santos, Renata Mello, Art’s Brasil, Jorge Bischoff, Loucos e Santos, Guilhermina, Raphaella Booz, Luz da Lua e Cristófoli.