Circular Economy Action Plan



Circular Economy Action Plan

Em 11 de março, a Comissão Europeia adotou um plano de ação em direção a uma economia circular (Circular Economy Action Plan) visando atender a agenda de crescimento sustentável adotada pela União Europeia. O conceito de economia circular refere-se a um modelo de produção e consumo que vislumbra o reaproveitamento dos insumos materiais (metal, borracha, plástico, entre outros) para além do ciclo de vida útil dos produtos finais. Após o fim do ciclo de um determinado produto, os materiais que o compõem são compartilhados, reutilizados, reparados e recondicionados. Atualmente, apenas 12% dos recursos materiais empregados na economia europeia são fruto de práticas circulares, segundo a própria Comissão. Encabeçado pelo Diretório-Geral para o Meio Ambiente e Oceanos (DG-Environment), o plano converge diversas pastas da administração europeia introduzindo ações legislativas e não-legislativas nos seguintes objetivos:

  • Tornar produtos sustentáveis a norma na União Europeia;
  • Empoderar consumidores individuais e públicos;
  • Foco nos setores intensivos em materiais: telecomunicações; baterias; veículos; embalagens; plásticos; têxteis; construção civil; alimentação; e recursos hídricos;
  • Garantir menor desperdício;
  • Liderar esforços globais para uma economia circular.

O Circular Economy Action Plan é visto no âmbito da Comissão como essencial para reduzir a utilização de recursos materiais e, por consequência, fundamental aos objetivos de crescimento sustentável e de neutralizar os impactos ambientais da União Europeia até 2050. Esses objetivos são contemplados pelo European Green Deal lançado pela Comissão Europeia em dezembro de 2019.