DESIGNERS BRASILEIROS PARTICIPAM DE FEIRAS DE COMPONENTES



DESIGNERS BRASILEIROS PARTICIPAM DE FEIRAS DE COMPONENTES

Com o objetivo de estimular o intercâmbio de informações entre designers brasileiros e fabricantes internacionais, o projeto Footwear Components by Brasil – uma ação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) – promoveu nos últimos meses a consultoria de design em três mercados distintos: Colômbia, Equador e Peru.  

 

A ação ocorreu por meio da incubadora virtual de design, Start Line by Brasil – que reúne especialistas e designers de calçados e acessórios para auxiliar no desenvolvimento de produtos e coleções com foco em mercados internacionais, atuando com o objetivo de evidenciar o design e o know how brasileiro no exterior, para impulsionar as vendas de materiais para o setor coureiro calçadista. 

 

Na capital Quito, no Equador, durante a FICCE 2015 – Feria Internacional de Calzado y Componentes Ecuador, que ocorreu no Centro de Exposiciones Quito, a designer Thais Saueressig Wendling pode estreitar os laços com o mercado local, por meio de contatos e propostas para futuros projetos. Além de apresentar os diferenciais em design dos materiais e produto brasileiros ao público equatoriano que visitou o stand da Startline. Thais possui amplo conhecimento no setor coureiro calçadista e de vestuário, atuando há mais de 14 anos no mercado e é especialista em Modelagem de Calçado, Design de Jóias, Design Estratégico e Pesquisa do Consumidor, já atuou junto a Henrich  & Cia Ltda (Carrano), UseFashion, Estúdio Compor e Grendene. 

 

“Foi uma experiência enriquecedora, pois pude ter contato com profissionais que admiram o design brasileiro e confiam nele. Nós somos vistos pelos equatorianos como um país com mais know how no calçado e acessórios e realmente somos. O país ainda não possui tanto conhecimento técnico, assim como no mercado de moda internacional, mas está em busca de competitividade”, contou Thais.  

 

Outra iniciativa inédita foi realizada entre os dias 20 e 24 de julho, no Peru, através das consultorias do Startline e da Materioteca.  Na ocasião a estilista Melissa Sant’ana – que atua nas áreas de Criação, Desenho, Comercial, Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos e já teve suas coleções de calçados apresentadas e comercializadas em importantes feiras no Brasil, Estados Unidos e Itália – atendeu mais de 36 empresas, vindas Trujillo e Lima.

 

O Peru é um país rico em história e cultura, com uma diversidade de materiais e elementos incríveis para serem utilizados, mas ainda pouco explorados como identidade em suas coleções de calçados. Os fabricantes, em sua maioria, cerca de 80%, ainda atuam de maneira quase artesanal em suas produções. Algo que chamou minha atenção ao visitar o comércio no bairro de Caqueta em Lima, onde estão a maioria dos produtos e matérias primas a venda para a cadeia calçadista nacional, foi a forma como os fornecedores expõem seus produtos. Outro fato interessante é a quantidade de revistas e catálogos de moda de fabricantes calçadistas brasileiros que se encontram a venda para pesquisa. Não posso deixar de destacar, também, a satisfação e o interesse que as empresas atendidas na Materioteca demonstraram para com os produtos e tecnologia dos fornecedores brasileiros”, declarou Melissa.​ 

 

Já na Colômbia, a designer Bruna Lia Santos, que possui especialização em Design Estratégico e dez anos de experiência no mercado de calçados, bolsas e componentes, atuando também no setor comercial, participou da IFLS + EICI (International Footwear and Leather Show e Exhibición Internacional del Cuero e Insumos, Maquinaria y Tecnología) – uma das principais feiras internacionais do setor coureiro calçadista da América Latina. “Minha participação na feira IFLS+EICI teve como principal objetivo ultrapassar os limites do universo virtual e receber os visitantes internacionais no stand do Footwear Components by Brasil para ampliar a atuação do design brasileiro no exterior”, declara Bruna.  

 

“Pude perceber na Colômbia um mercado promissor para o Brasil, com possibilidades de exportação de matéria prima e design, e consequentemente é uma oportunidade para a indústria colombiana, pois os que forem pioneiros e buscarem produtos com inovação e design diferenciado certamente ganharão destaque entre os demais competidores do mercado”, opina Bruna Lia.  

 

O Footwear Components by Brasil

 

Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes para couros, calçados e artefatos interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 170 empresas, do projeto Footwear Components by Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor.

 

Podem participar empresas nacionais de materiais com foco no setor coureiro calçadista, que estejam estruturadas ou estejam se estruturando e que almejam iniciar ou aprimorar o processo de exportação. Como apoio na capacitação, a Central de Serviços mantém ao alcance das empresas informações sobre procedimentos de importação e exportação, dados de tributação, processos alfandegários, traduções, dentre outros, auxiliando a entrada no mercado internacional. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br ou visite o site http://www.fcbybrasil.com/ 

 

Sobre a Assintecal

 

www.assintecal.org.br

A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) conta com três décadas de atuação constante em prol do setor, agindo diretamente na defesa de seus interesses através de várias frentes.  Seu trabalho é reconhecido pela força no diálogo com todas as esferas de governo, pela consolidação do mercado internacional e pela disseminação do conteúdo de moda, que inclui o desenvolvimento de produtos. A entidade conta com cerca de 300 associados, mas responde por um setor que congrega mais de 3 mil empresas. A associação está sediada em Novo Hamburgo (RS), polo considerado o maior cluster calçadista do mundo, e conta com escritórios regionais em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).

 

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