AGÊNCIA ASSINA ACORDO PARA PROMOVER INOVAÇÃO PARA INDÚSTRIA
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assina nesta sexta-feira (31/7) Acordo de Cooperação com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O objetivo é unir esforços para atrair centros de Pesquisa e Desenvolvimento para o Brasil por meio do Innovate in Brasil, programa conduzido pela Apex-Brasil e pelo MDIC. A assinatura acontece na reunião do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), em São Paulo.
“Esse apoio ao programa significa muito, pois demonstra o envolvimento das empresas com a proposta de termos um país mais inovador, com indústrias que produzam tecnologia e conhecimento no Brasil para aumentar a competitividade dos nossos produtos no mundo”, afirma David Barioni Neto, presidente da Apex-Brasil.
Com o Acordo assinado, o grupo se propõe a formular propostas de aprimoramento de políticas públicas de inovação que estimulem a atração, implementação e desenvolvimento de centros e projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil. Por outro lado, o grupo se compromete a apoiar iniciativas voltadas à atração e alavancagem de investimentos privados em inovação, especialmente aqueles direcionados a centros e projetos de P&D para o país.
O programa Innovate in Brasil foi lançado em 31 de março, em Nova York, para um seleto público de empresários estrangeiros com potencial para investir em centros de P&D no país. Para nortear a estratégia, a Apex-Brasil e o MDIC mapearam mais de 150 empresas com potencial para investimento. O documento fez um raio-x do cenário atual dos principais países considerando informações como marcos regulatórios, ambiente de negócios e acesso a financiamento.
Os setores foco do Innovate in Brasil são: energias renováveis, tecnologia da informação e comunicação, petróleo e gás e saúde. Como fruto do resultado do trabalho da Apex-Brasil, a Hyundai anunciou, no dia 24/7, R$ 100 milhões para a construção do centro de Pesquisa e Desenvolvimento em São Paulo. A empresa pretende desenvolver motores com tecnologia flex para os produtos feitos no Brasil.
Mais informações:
Imprensa – Apex-Brasil
(61) 2027-0775 – imprensa@apexbrasil.com.br