ABRAMEQ FARÁ TRÊS AÇÕES PARA POTENCIALIZAR VENDAS DO SETOR
De 25 a 27 de agosto, a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas para Couro e Calçados – Abrameq – coordena a participação do setor na 10ª Febrac – Feira de Máquinas e Componentes para Calçados, que se realiza em Nova Serrana, maior polo calçadista de Minas Gerais. A ação tem o objetivo de demonstrar tecnologias e soluções para o setor calçadista focadas em melhoria de produtividade. Participam do evento as empresas Eletrovalli, Erps, Exclusive, Gilmaq, GMK, Maquetec, Master, Mecsul, W.O. Máquinas, Serotom, Sulmaq, Kehl, Injemaq, Poppi.
A seguir, de 31 de agosto a 2 de setembro, em parceria com o Sebrae/RS, a Abrameq promove showroom em Franca, o mais importante polo calçadista paulista. As empresas estarão expondo inovações tecnológicas focadas ao perfil de fabricação e de necessidades deste polo e serão apresentadas pelas empresas Cimac, Erps, Exclusive, GMK, Kehl, Maquetec, Mecsul, Morbach, Serotom, Sulmaq, Tecnomaq e W.O. Máquinas.
Ação inédita na Colômbia – Através do projeto Brazilian Shoes + Leather Machinery, uma parceria da Abrameq com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), será realizada uma missão comercial para a Colômbia. De 13 a 25 de setembro, serão visitados os principais polos calçadistas deste país, com ações em Bogotá, Cali, Medellin e Bucaramanga. O evento contempla apresentação de palestras, rodadas de negócios e agendas de negociação individual para as empresas participantes.
Quarta maior economia da América Latina, a Colômbia é apontada por estudos da Apex-Brasil como país de grande potencial para os brasileiros, principalmente na área da moda. As exportações dos fabricantes brasileiros de máquinas para couro e calçados confirmam esta potencialidade. A Colômbia era o sétimo maior cliente das empresas participantes do projeto em 2010 e hoje é o terceiro maior comprador de tecnologia do Brasil, atrás apenas de México e Argentina.
Participam desta ação as empresas Tecnomaq, Master, Erps, Sulpol, ISA, Tecusi, Kunden, Mecsul, além de integrantes do Grupo de Pequenos Exportadores da Abrameq, consórcio formado por 10 empresas participantes do projeto.
Exportações de máquinas brasileiras crescem US$ 3 milhões
No primeiro semestre de 2015 as exportações de máquinas para couro, calçados e afins somaram US$ 7,4 milhões. O valor representa um crescimento de aproximadamente 70% comparado a primeiro semestre do ano anterior. Apesar do ano de 2014 ter sido um ano atípico as empresas estão identificando oportunidade de escoar a oferta não absorvida pelo mercado interno no mercado externo, contando com o apoio do projeto Brazilian Machinery como ferramenta de suporte.
Adroaldo Diesel Filho
Comunicação da Abrameq
51 9811-7330