Empresa brasileira produz cápsulas de isolamento para pacientes com coronavírus
A fabricante do setor de máquinas e equipamentos se mobiliza para ajudar no transporte de pessoas infectadas entre hospitais
Cápsulas que isolam completamente um paciente infectado pelo novo coronavírus. Parece um recurso muito avançado e distante do cenário brasileiro no processo de tratamento, no entanto já é uma realidade. A Robopac, empresa participante do Programa Brazil Machinery Solutions — parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) — está investindo nessa ação surpreendente.
Antenada a tudo que vem acontecendo mundo afora no combate ao coronavírus, a empresa, em parceria com outras fabricantes, fez o projeto e executou o protótipo do equipamento. Trata-se de uma cápsula de isolamento para o transporte de pacientes com o vírus de um hospital a outro, quando houver a necessidade. Esse recurso já existe e é fabricado na Rússia, de onde vai para países asiáticos para conter o contágio.
As cápsulas são hermeticamente fechadas e servem como uma medida de proteção dos profissionais de saúde, uma vez que os equipamentos isolam a pessoa contaminada pelo vírus e, assim, evitam mais contágio. “Um médico da cidade verificou a necessidade do isolamento dos pacientes na hora de transportá-los e entrou em contato comigo”, conta o diretor executivo da Robopac, Judenor Marchioro. Ele ainda ressalta que o dispositivo pode ser ligado a equipamentos médicos e respiradores.
Localizada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, a empresa é especializada em produção e comercialização de máquinas para envase de produtos de limpeza. Já exportou para países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Paraguai e Peru. A fabricante encontrou, em seu meio de produção, uma maneira de realizar o projeto dessas cápsulas. De acordo com Judenor, dois equipamentos já foram produzidos e doados. Outros quatro estão em fase de execução.
Esterilização de equipamentos
Outra dificuldade identificada por profissionais da saúde de Bento Gonçalves é a reposição de equipamentos básicos no tratamento dos pacientes, como simples aventais e máscaras N95. Diante dessa situação, e também contando com parcerias, Judenor conta que a Robopac se envolveu na criação de uma sala de esterilização destes materiais.
“Diante da escassez de equipamentos básicos que os profissionais necessitam, como aventais e máscaras, nós encontramos essa solução”, ele explica. No interior de uma Unidade de Pronto Atendimento foi instalado um sistema de aquecimento que eleva a temperatura de uma das salas a 70ºC. Depois de lavados, os aventais e máscaras são colocados nesse local, aquecidos por 30 minutos e, depois do processo de esterilização, podem voltar a ser reutilizados. “Nós estamos engajados para que todas as pessoas infectadas pelo vírus tenham condições de atendimento”, ressalta Judenor.
Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions
Resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico de forma sustentável, com tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui mais de 400 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Em 2019, as empresas associadas ao Programa BMS registraram exportações para 168 países. Para associar-se ao Programa e para mais informações, acesse: http://www.brazilmachinery.com.
Sobre a ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: http://www.abimaq.org.br.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Mais informações em: https://portal.apexbrasil.com.br/