PROJETO IMAGEM REPERCUTE IDENTIDADE BRASILEIRA NO EXTERIOR
Nos dias 08 e 09 de julho ocorreu em São Paulo o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais – que levou as principais inspirações da próxima temporada para a cadeia produtiva da moda brasileira. Além da imprensa nacional, o Inspiramais recebeu a visita de jornalistas da Inglaterra, Itália e Colômbia, que puderam conferir de perto todo o processo de produção da moda brasileira, assim como a qualidade e design de nossos produtos, acompanhando todas as atividades do Salão.
A vinda dos jornalistas foi possível por meio do Projeto Imagem – realizado pelo Footwear Components by Brasil – uma ação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). A missão do Projeto Imagem é promover a construção e o fortalecimento da imagem da moda brasileira e seus atributos por meio da percepção apurada.
Ebony Lyon, da Global Trade Media, da Inglaterra, se surpreendeu com o Inspiramais: “É incrível ver que um Salão com mais de 100 expositores consiga criar uma sinergia tão grande. Desde toda a montagem e organização que guia o visitante e amarra todos os projetos conceituais até os stands. Vimos todas as pessoas ocupadas, atendendo designers, compradores e imprensa. Não existe movimento sem foco”.
O que também chamou a atenção da jornalista foi o entendimento das empresas em relação à pesquisa do inverno 2016. Segundo Ebony “é muito legal ver que os expositores sabem explicar os conceitos e como eles fizeram os desenvolvimentos de suas coleções. Dos projetos que conheço, é o único no mundo neste formato.”
Para a jornalista italiana Erika Alberti, da revista especializada Fotoshoe, a integração entre a indústria e os designers é um dos pontos positivos. “O maior diferencial do Inspiramais é o envolvimento entre designers e indústria. É o único evento do tipo que vemos isso acontecendo. Me chamou a atenção ver designers importantes à disposição das empresas para melhorar a criatividade e a identidade brasileira.”
A mesma percepção foi do formador de opinião da Itália Stefano Migliavacca, da ARS Sutoria. Segundo Stefano é visível a evolução do setor. “O trabalho da equipe do Núcleo de Design da Assintecal em conjunto com a indústria é o que mais impressiona, e sem dúvida um dos pontos altos do Salão. Vi a evolução nos materiais desde a primeira edição em que participei, lá em 2009”.
O Inspiramais teve realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Footwear Components by Brasil, Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Brazilian Leather em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Contou também com o apoio da Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Texbrasil, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), IN-MOD, Instituto By Brasil e patrocínio da Altero, Bertex, Brisa | Intexco, Cipatex, Grupo Cofrag, Colorgraf, Comunicação Impressa, Diamond Acessórios, Sappi | Warren Releases Papers, Twiltex, Espugum, Magma e York.
O Footwear Components by Brasil – Os fabricantes brasileiros que integram o setor de materiais para a indústria coureiro calçadista interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 170 empresas, do projeto Footwear Components by Brasil, realizado pela Assintecal e a Apex-Brasil, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor.
Podem participar empresas nacionais de materiais com foco no setor coureiro-calçadista, que estejam estruturadas ou se estruturando e que almejam iniciar ou aprimorar o processo de exportação. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de maturidade exportadora, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br ou visite o site http://www.fcbybrasil.com/
Sobre a Assintecal
A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) conta com três décadas de atuação constante em prol do setor, agindo diretamente na defesa de seus interesses através de várias frentes. Seu trabalho é reconhecido pela força no diálogo com todas as esferas de governo, pela consolidação do mercado internacional e pela disseminação do conteúdo de moda, que inclui o desenvolvimento de produtos. A entidade conta com cerca de 300 associados, mas responde por um setor que congrega mais de 3 mil empresas. A associação está sediada em Novo Hamburgo (RS), polo considerado o maior cluster calçadista do mundo, e conta com escritórios regionais em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).
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