Expo 2020 Dubai é adiada em um ano
Maior evento do mundo ocorrerá entre 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022.
A decisão acaba de ser anunciada pelo Bureau Internacional de Exposições (BIE), após aprovação do pedido de adiamento feito pelos Emirados Árabes Unidos em razão da pandemia do novo coronavírus: inicialmente prevista para abrir as portas em outubro de 2020, a Exposição Universal de Dubai teve seu período de realização adiado em um ano. A inauguração será em 1º de outubro de 2021 e, após 182 dias ininterruptos de atividades, chegará ao fim em 31 de março de 2022.
As Exposições Universais são realizadas desde 1851 e se tornaram maior evento do mundo. A Expo Dubai tem a expectativa de receber cerca de 25 milhões de visitantes ao longo dos seis meses de evento. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), responsável por coordenar a participação brasileira nas Exposições Universais desde Xangai 2010, avaliou positivamente a decisão dos organizadores, uma vez que o êxito das “Expos” depende em larga medida de sua capacidade de reunir grande quantidade de público.
Para Sergio Segovia, presidente da Apex-Brasil e Comissário-Geral do Brasil para a Expo Dubai, “a rota não foi alterada, apenas se tornou um pouco mais longa”. “A Exposição Universal de Dubai ainda será um evento incrível que mostrará o melhor da humanidade. E estaremos prontos para mostrar aos visitantes que somos um país aberto ao mundo, cheio de oportunidades, moderno, produtivo, ambientalmente consciente e sustentável,”, destaca Segovia, que complementa: “O adiamento do evento traz uma feliz coincidência para a participação brasileira, pois em 2022 celebraremos 200 anos de nossa Independência. O Pavilhão do Brasil será um espaço privilegiado para compartilhar o início das comemorações do bicentenário com a comunidade internacional”.
As obras do Pavilhão do Brasil seguem conforme o previsto e observam todas as determinações das autoridades locais e do comitê organizador para proteger a saúde dos trabalhadores e das equipes envolvidas. O projeto do Pavilhão do Brasil em Dubai foi selecionado em concurso público realizado em 2018 por meio de parceria entre a Apex-Brasil e o Instituto de Arquitetos do Brasil. Saiu vencedor o desenho apresentado pela JPG arquitetura, em parceria com MMBB e Ben.Avid. Inspirado nas águas brasileiras e de design simples e leve, o Pavilhão do Brasil é composto por um edifício de três andares e um grande espelho d’água, cobertos por uma estrutura tênsil translúcida.
Segóvia revela que, durante o dia, o Pavilhão será um espaço de contemplação, um oásis brasileiro no deserto de Dubai. “Mas à noite o pavilhão “acorda” e 117 projetores levarão os visitantes a uma experiência sensorial pelo Brasil, por nossos biomas, nossas cidades, nossa gente, nossa cultura e nossas diversas contribuições para o futuro da humanidade”, detalha. O espaço terá ainda restaurante, café e loja, que complementarão a experiência de “brasilidade” que o Pavilhão pretende oferecer a quem passar por lá.
Com capacidade para acolher cerca de vinte mil visitantes por dia, o Pavilhão do Brasil poderá receber até 3.5 milhões de pessoas ao longo de todo o evento, mais do que o número de turistas que o Brasil inteiro recebe no mesmo período. A Apex-Brasil trabalha, além disso, para que o Pavilhão do Brasil se transforme em oportunidade para a promoção de exportações e atração de investimentos para o Brasil. Desde 2019, a agência tem realizado intensa agenda de divulgação de oportunidades de uso do Pavilhão para a ativação de marcas brasileiras em Dubai, bem como para a promoção do País como destino turístico e de investimentos. Os espaços do pavilhão serão oferecidos gratuitamente pela Apex-Brasil aos parceiros, que deverão arcar apenas com os custos de operacionalização das ativações.
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