MODA CO DIVULGA TRABALHOS VENCEDORES
Pouco mais de dois meses após o seu lançamento, a plataforma Moda Co, inédita no setor calçadista nacional, divulga os trabalhos vencedores. Além das premiações dadas pelas empresas proponentes, Piccadilly, Bibi, Pampili e Kidy, a iniciativa também concedeu premiação para o trabalho escolhido pelos mais de 800 designers inscritos na plataforma de criação coletiva somando R$ 10 mil em gratificações. A promoção foi do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A plataforma, lançada em abril passado, teve grande repercussão junto aos designers gerando mais de oito centenas de inscrições. O resultado foi comemorado pelo consultor de Design Estratégico da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Dario Henke. “Quando lançamos a plataforma, tínhamos o sentimento de estar prestando um grande serviço para o setor calçadista. O engajamento e o feedback das empresas nos deixam contentes e, acima de tudo, confirma a nossa expectativa inicial. A Abicalçados, com a Moda Co dá um passo à frente, trazendo o conceito de criação coletiva para um setor que, tradicionalmente, tinha seus processos de desenvolvimento escondidos a sete chaves”, comemora o consultor, acrescentando que a plataforma foi uma vitória rumo à quebra de um paradigma relevante. “A concorrência entre as empresas não pode ir contra o potencial criativo dos profissionais”, acrescenta Henke.
Plataforma aprovada
Para a gestora da Pampili, Edilza Cavalcante, a ferramenta é uma importante oportunidade de experimentar o processo de cocriação, recebendo ideias de designers externos, seus olhares sobre a marca e contribuições reais. “Talentos dedicando-se a um briefing, que representa um desafio real para a empresa gera um resultado que vai muito além do produto em si, mas oxigena, gera insights e promove novos conceitos”, avalia. Segundo ela, o processo aconteceu de acordo com o planejamento, em datas e qualidade. “Atingiu nossas expectativas. Os projetos apresentados representam, em grande parte, contribuições relevantes em aspectos de inovação e originalidade”, frisa, ressaltando que projeto escolhido pela empresa será “utilizado como uma ideia preciosa, que será adotada e desenvolvida com muita atenção”.
A ideia é acompanhada por Rebeca Figur, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Bibi. Segundo a profissional, a Moda Co trouxe propostas inovadoras e inspiradoras para futuros projetos. “É muito animador saber que temos uma plataforma que organiza tantos talentos a fim de revelar grandes designers e inspirar novos e inovadores projetos”, avalia. Rebeca destaca que o processo de acompanhamento dos projetos foi gratificante, gerando expectativa já para os próximos passos da plataforma. “A ideia é usarmos o projeto o mais rápido possível, pois buscamos inovar sempre. Ele – o trabalho vencedor – servirá de inspiração para a nossa própria equipe de desenvolvimento”, adianta Rebeca.
Qualidade
A diretora de Desenvolvimento da Piccadilly, Ana Carolina Grings, ressalta a importância da participação na plataforma de inovação aberta. “O uso da ferramenta foi algo novo para a Piccadilly, que superou nossas expectativas pelo nível de profissionalismo e de detalhamento dos projetos. Avaliamos a plataforma e a nossa participação como muito positiva”, comenta a gestora, acrescentando que o processo de avaliação foi bastante difícil pela qualidade dos projetos postados. “Montamos um comitê de avaliação interno, e para sermos justos, levamos em consideração a inspiração que levou ao produto, a defesa, estética e apresentação do trabalho, além de avaliar a aderência do produto com a marca Piccadilly, considerando conforto e viabilidade comercial do mesmo”, conta.
Sobre a Moda Co
A Moda Co é uma plataforma totalmente virtual criada pela Abicalçados, através do programa Brazilian Footwear. Ao longo dos pouco mais de dois meses em que os desafios das empresas estiveram no ar, os designers cadastrados – de forma gratuita, diretamente pelo site www.modaco.cc ou pelo perfil pessoal do Facebook – postaram seus projetos de acordo com os briefings fornecidos pelas empresas. Hoje, dia 22 de junho, foram divulgados os vencedores nas modalidades Prêmio Empresa, em que o trabalho escolhido pela empresa recebe uma quantia de R$ 1,8 mil, e no Prêmio Comunidade, concedido pela própria comunidade de designers inscrita que pode votar nos melhores trabalhos postados. O valor da gratificação foi R$ 700.
A empresa interessada em lançar desafio para a criação de produtos deve entrar em contato com a Abicalçados pelo e-mail suporte@modaco.cc ou telefone 51 3594 7011. Sem data marcada, a próxima edição do desafio acontecerá ainda no segundo semestre deste ano.
CONFIRA OS VENCEDORES
Desafio Piccadilly
Prêmio empresa – Projeto: Fruit Salad in Closet | Autor: Roger Roos
Prêmio comunidade – Projeto: Bohemian Tribal Style | Autor: Laiz Gehrmann Boschetti
Desafio Pampili
Prêmio empresa – Projeto: DOTS | autor: Jéssica Stopinski Triaquim
Prêmio comunidade – Projeto: AMOR DE VERÃO | autor: Mario Mazetto Neto
Desafio Bibi
Prêmio empresa – Projeto: Stick Your Feet | autor: Maicon Ricardo de Matos
Prêmio comunidade – Projeto: Stick Your Feet | autor: Maicon Ricardo de Matos
Desafio Kidy
Prêmio empresa – Projeto: Tênis Unissex Anfíbio| autor: Adriana Ferreira
Prêmio comunidade – Projeto: KIDY MOVEMENT | autor: Getúlio Luiz dos Santos