MISSÃO LEVARÁ EMPRESAS DO SETOR DE ALIMENTOS PARA CHINA



MISSÃO LEVARÁ EMPRESAS DO SETOR DE ALIMENTOS PARA CHINA

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promove entre 4 e 8 de maio uma missão empresarial à China, com a participação de 20 empresas do setor de alimentos e bebidas. Os empresários irão a Guangzhou, onde participarão de rodadas de negócios com compradores da região chinesa. Em seguida, comporão a delegação brasileira na feira SIAL, em Xangai, totalizando 30 empresas. Durante a feira, também terão encontros pré-agendados com compradores chineses.

 

O estande brasileiro na SIAL é organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Apex-Brasil. A Sial China é a maior feira de alimentos, bebidas e hotelaria do país e contará com aproximadamente 2.700 expositores e mais de 55 milhões de visitantes.

 

A China é um dos principais parceiros comerciais do Brasil no mundo, sendo que no ano passado as exportações para lá alcançaram US$ 40,6 bilhões. Estudo comercial da Apex-Brasil indica um grande potencial para produtos industrializados do segmento de alimentos e bebidas, notadamente: carnes, mel, cafés especiais e vinhos.

 

Já Guangzhou, cidade onde serão realizadas as rodadas de negócios, é o terceiro maior centro econômico chinês: possui mais de 13 milhões habitantes e um dos maiores PIBs das províncias chinesas. A cidade é um importante porto utilizado no comércio exterior chinês e abastece toda a região do rio Delta, incluindo as cidades de Hong Kong e Macau.

 

A Apex-Brasil oferece às empresas participantes da rodada o serviço de mentoria com uma consultoria especializada no mercado chinês, para que elas entendam as especificidades do mercado e da cultura de negociação com o importador local, além do serviço de matchmaking (seleção e convite a compradores com potencial interesse nos produtos brasileiros).

 

“Sabemos que o mercado chinês ainda requer muita compreensão e capacitação das empresas brasileiras, por isso, após uma seleção criteriosa das empresas que possuem maturidade para exportarem para China, nós iniciamos um projeto de reuniões individuais com cada empresário para detalhar as maiores oportunidades e formas de posicionamento no mercado. Estimamos que a ação gere resultados na ordem de US$18 milhões”, comenta Rafael Prado, Coordenador de Promoção de Negócios da Apex-Brasil.

 

O mercado chinês

Segundo estudo canadense Consumer and Retais Trends in China, lançado em março de 2014, o valor do mercado varejista de produtos alimentícios chinês atingiu US$ 1,082 trilhão em 2012, o maior do mundo. Essa posição proeminente tende a se manter em alta atingindo a cifra de US$ 1,582 trilhão até 2016. Este crescimento significa que o mercado varejista chinês será 42% maior que o americano.

Em um ambiente que conjuga uma população de aproximadamente 1,4 bilhão de pessoas, crescentes níveis de urbanização e renda, imensas oportunidades de negócios se apresentam às empresas brasileiras. O mesmo estudo destaca algumas tendências importantes para o mercado chinês, dentre as quais, destacam-se:
 

• Percepção superior dos produtos importados em relação aos nacionais por parte dos consumidores de alta renda;
• Crescimento do setor de alimentos embalados em pequenas porções para atendimento ao mercado de pessoas que vivem sozinhas e de baixa renda;
• Aumento da consciência dos consumidores com relação à saúde e bem-estar com o respectivo crescimento do mercado de produtos orgânicos, funcionais e com baixos teores de açúcar e gordura;
• Crescimento do mercado de produtos frescos;
• Crescimento de produtos Private Label.

 

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