PROJETO DE INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA TÊXTIL TEM APOIO DO BNDES



PROJETO DE INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA TÊXTIL TEM APOIO DO BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contratou um financiamento de R$1,17 milhão às empresas Texlab – Soluções e Comércio de Produtos Têxteis Ltda, de São Paulo, e Kanzo Comércio e Indústria de Confecções Ltda, de Iturama (MG), ambas do Grupo Renata Iwamizu. Os recursos destinam-se ao desenvolvimento e fortalecimento de inovações aplicadas à indústria têxtil.

 

A operação acontece no âmbito do Programa BNDES de Sustentação do Investimento (BNDES PSI), subprograma Inovação e Máquinas e Equipamentos Eficientes. Os recursos correspondem ao valor total a ser investido no projeto, que contempla duas linhas principais de investimento: propriedade intelectual e implantação de laboratório de inovações.

 

 Os investimentos em propriedade intelectual contemplam o depósito de patente e registro de marca em vários países do Moovexx, solução inovadora para cós e cinto, que proporciona mais conforto no vestir. O laboratório de inovações, por sua vez, será instalado nas dependências da Texlab na capital paulista, em um espaço reformado com área de 180 m², onde poderão ser desenvolvidos novos produtos e aplicações. O espaço será organizado de modo a permitir a geração de ideias, com arquitetura favorável à metodologia do Design Thinking.

 

Entre os méritos da presente operação, está o de dinamizar uma indústria empregadora de mulheres, sobretudo em um município de população inferior a 40 mil habitantes (Iturama), com economia baseada na plantação de cana-de-açúcar. O apoio também possibilita a geração de propriedade intelectual nacional aplicada ao setor têxtil.

 

O Moovexx é uma solução proposta pela Kanzo para implementar o elástico de maneira invisível em calças, não comprometendo o design do modelo, possibilitando maior liberdade de movimentos e menos desconforto para o usuário. Fundada em 2003, a Kanzo desenvolve e comercializa bermudas e calças direcionadas ao público masculino adulto, especialmente em jeans e sarja. Os produtos são comercializados nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

 

A marca também participa, desde 2012, do Texbrasil, o  Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

 

 

Imprensa – Abit