EMPRESAS LANÇAM PROJETOS FEITOS COM APOIO DO DESIGN EXPORT
Quatro empresas brasileiras do setor de vidro lançaram, na 50ª edição da feira Gift Fair, em São Paulo, novos produtos e marcas desenvolvidos com o apoio do projeto Design Export Grandes Empresas, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Abedesign (Associação Brasileira das Empresas de Design).
Cristaleria Ruvolo, Decorglass, Invicta e Luvidarte são as companhias que mostraram novidades aos mais de 65 mil visitantes brasileiros e estrangeiros que estiveram na feira, realizada de 23 a 26 de fevereiro no ExpoNorte.
Com o apoio do Design Export, as fabricantes de utilidades domésticas em vidro Cristaleria Ruvolo e Decorglass desenvolveram projetos para alterar o posicionamento de suas marcas e identidades visuais no mercado internacional. A fabricante de garrafas térmicas Invicta – líder no mercado nacional – alterou rótulo, embalagens e forma de exposição em ponto de vendas. Já a Luvidarte criou três novas linhas, com aproximadamente 70 peças, de produtos de decoração.
“Trabalhamos com serigrafia para criar novas linhas. O projeto nos auxiliou muito ao possibilitar fazermos uma pesquisa de mercado com clientes internacionais. Esperamos na feira receber compradores da América Latina e aumentar nossas vendas para a região”, diz Marco Santos, da Luvidarte.
“Com o projeto, conseguimos o que desejávamos há muito tempo, que era mudar o rótulo das garrafas sem aumentar o custo de produção. Acreditamos que com o projeto teremos mais destaque no ponto de venda e ganho de mercado. Além disso, também alteramos os displays de ponto de venda e o site, que passou a ser exibido em quatro línguas”, conta Daniela Vital, gerente de marketing da Invicta.
Entenda o Design Export Grandes Empresas
O Design Export Grandes Empresas – parceria da Agência com a Abedesign – beneficia, neste primeiro momento, oito empresas integrantes do Glass Brasil, projeto setorial da Apex-Brasil em parceria com o Sindicato da Indústria de Vidros e Cristais Planos e Ocos do Estado de São Paulo (SINDIVIDRO). O setor de vidros vinha perdendo competitividade em mercados importantes por conta do design inadequado de produtos e embalagens em relação aos desejos dos consumidores. O projeto foi pensado para alterar esta situação, possibilitando que as empresas possam se reposicionar em mercados prioritários, como os Estados Unidos e em países da América Latina, como Peru, Chile, Equador e outros.
Entre julho e setembro de 2014, as empresas participantes tiveram o apoio de uma consultoria para identificar que tipo de projeto de inovação e design traria mais impactos na estratégia da empresa. O trabalho indicou a realização de projetos de Design de Produto, Estratégico, Gráfico, Digital, de Embalagem, de Branding e de reformulações em Ponto de Venda. Além das quatro que lançam novos produtos na GiftFair, participam do projeto também as empresas Nadir Figueiredo, Oxford Porcelanas, Cristais São Marcos e Wheaton.
Para Marco Aurélio Lobo, gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil, o design é um grande veículo de inserção da inovação para exportação. “É a forma mais concreta para o empresário entender a inovação, por meio do desenvolvimento de um novo produto ou de um aperfeiçoamento, utilização de novos materiais, novas aplicabilidades que permitem com que ele trabalhem um novo público, diversifique e acesse novos mercados”, afirma.
De acordo com a gerente do projeto Design Export Grandes Empresas na Abedesign, Andreia Gentilini Milan, o design tem sido cada vez mais valorizado pela indústria, sendo o setor de vidro um dos destaques. “O potencial é enorme e o design é primordial para tornar os negócios mais competitivos. A contratação de escritórios de design causa um grande impacto no ambiente interno das empresas, que passam a ver o tema de outra forma, o que gera um efeito positivo permanente”, afirma.
Design Export
Em 2013, a Apex-Brasil lançou o programa Design Export com o objetivo de incentivar empresas brasileiras a terem o design em suas agendas estratégicas, para produtos, processos, marketing, dentre outros.
Ao longo de dois anos, o Design Export levou a inovação para 60 cidades de 7 diferentes estados brasileiros, auxiliando na criação de 120 projetos de produtos ou serviços inovadores voltados à exportação.
O programa funciona como uma ponte entre os empresários e os designers, estimulando o uso do design como ferramenta para a inovação. Os participantes recebem apoio para identificar os profissionais mais adequados às suas necessidades e têm acesso a recursos financeiros para a contratação do serviço de desenvolvimento do produto inovador.
Imprensa – Apex-Brasil
(61) 2027-0775
imprensa@apexbrasl.com.br