CINEMA DO BRASIL APOIA PRODUÇÕES NACIONAIS NO VENTANA SUR NA ARGENTINA



O Programa Cinema do Brasil – que, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), dedica-se à divulgação e à circulação do cinema brasileiro no exterior – participa da 6ª edição do Ventana Sur, o mais importante mercado para produtos audiovisuais da América Latina. Ao longo do evento, de 1º a 5 de dezembro, em Buenos Aires, o Cinema do Brasil terá um estande na Avenida de Negócios para apoio logístico aos associados, divulgação dos filmes brasileiros e realização de encontros entre representantes de produções brasileiras e players internacionais.

 

Na edição do Ventana Sur de 2014, o Brasil concorre aos prêmios oferecidos na seção Primer Corte com “Califórnia”, de Marina Person, produzido pela Mira Filmes. Além disso, os filmes brasileiros “Insubordinados”, de Edu Felistoque (Kinoosfera); “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro (Lacuna Filmes); e “A Viagem de Yoani”, de Pepe Siffreadi e Raphael Bottino (Elo Company), serão exibidos nas sessões exclusivas para o mercado. O Cinema do Brasil também providenciou a publicação de anúncios com informações sobre os quatro filmes em revistas especializadas que cobrem o Festival.

 

O Ventana Sur foi criado pelo Instituto de Cinema e Audiovisual da Argentina (INCAA) e pelo Marché du Film do Festival de Cannes com o objetivo de estimular a circulação de filmes latino-americanos  no próprio continente e no mundo. O mercado recebe cerca de 2 mil participantes, entre compradores, vendedores, distribuidores e produtores do setor audiovisual de todas as regiões. Além de exibições diárias em cabines e salas de cinema e da disponibilização de cerca de 350 filmes na biblioteca digital, o evento conta com encontros de negócios e conferências. Entre eles, haverá o 2º Encontro de Coprodução Brasil-Argentina-Uruguai, realizado pela Ancine em parceria com INCAA e ICAU, instituições correlatas dos dois países.

 

 “A expressiva presença de profissionais do audiovisual brasileiro no Ventana Sur reflete o contínuo crescimento e maturidade da indústria audiovisual brasileira, com potencial para expandir seu alcance”, afirma André Sturm, presidente do Programa Cinema do Brasil. “O maior mercado do setor na América Latina certamente oferecerá aos participantes efetivas possibilidades de negócios como realização de contratos de distribuição internacional, estabelecimento de parcerias comerciais para coproduções, além de troca de informações e networking”, complementa.

 

Entre os negócios e contatos realizados na edição do ano passado, destacam-se a parceria que a empresa Latina Estúdio, associada ao programa, fechou com o México para a realização do documentário “Filhos da Pista” – coprodução Brasil-México que neste ano faz parte do catálogo do Cinema do Brasil para ser negociada com outros países. A Gullane Filmes também fechou no mercado contratos de distribuição do filme “O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra, com seis países da Europa, Ásia e Oriente Médio.

 

O Cinema do Brasil conta, para mais esta ação no Ventana Sur, com a parceria da Apex-Brasil e o apoio institucional da Ancine.

 

SERVIÇO:

STAND – CINEMA DO BRASIL

UCA – Puerto Madero (Alicia Moreau de Justo, 1690)

Avenida de Negocios – #B5

PRIMER CORTE

Local: Cinemark Puerto Madero  (Alicia Moreau de Justo, 1920)

CALIFÓRNIA, de Marina Person (Mira Filmes)

04/12 – 10h –  Screening Room # 1

 

MARKET SCREENINGS

Local: Cinemark Puerto Madero  (Alicia Moreau de Justo, 1920)

 

INSUBORDINADOS, de Edu Felistoque (Kinoosfera)

02/12- 14h – Screening Room # 6

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO, de Daniel Ribeiro (Lacuna Filmes)

02/12 – 16h – Screening Room # 2

A VIAGEM DE YOANI, de Pepe Siffreadi e Raphael Bottino (Elo Company)

04/12, 12h – Screening Room # 2

 

BIBLIOTECA DIGITAL (Video Libreria)

01/12 a partir de 14h, até 05/dez

Dominguinhos ,de Joaquim Castro , Eduardo Nazarian, Mariana Aydar (BigBonsai)

O Acre Existe, de Bruno Gaziano, Milton leal, Paulo Silva Jr. e Raoni Gruber (Controle Remoto Filmes)

Apnea, de Marco del Fiol ( Elo Company)

 

Cinema do Brasil

Cinema do Brasil é um programa de promoção e exportação do cinema brasileiro no exterior. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem como principal parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos. O Cinema do Brasil conta também com o apoio da Ancine (Agência Nacional do Cinema). O objetivo do Cinema do Brasil é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando assim a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior. Site: www.cinemadobrasil.org.br

 

Para mais informações entre em contato
Em São Paulo: Carminha Botelho :: carminha.botelho@agenciafebre.com.br  (11) 2769 3806
                        Ciro Bonilha :: ciro.bonilha@agenciafebre.com.br
Siga-nos no Twitter @agfebre e no facebook.com/agfebre