EXPORTAÇÕES DE COURO DO BRASIL PARA A ÍNDIA DEVEM AUMENTAR 50%



A Índia vive um momento promissor na produção de calçados e artefatos, com o mercado local e as exportações em franco crescimento. Como consequência, a demanda de couros do país cresce também e a busca por artigos de qualidade foi o que motivou uma comitiva de empresários indianos a visitar o Brasil recentemente. Cumprindo uma extensa agenda de visitas e rodadas de negócios, o grupo de seis pessoas conheceu curtumes brasileiros e fechou acordos que devem incrementar em 50% as exportações de couros do Brasil para a Índia, com um aporte de US$ 7 milhões anuais. 
 

O grupo foi recepcionado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), contando com o apoio do Projeto Setorial Brazilian Leather – iniciativa do Centro das Indústrias Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros. A agenda da missão priorizou mostrar aos empresários a tecnologia, a formação e o trabalho do setor de curtumes do Brasil, tendo, inclusive, um dia inteiro para rodadas de negócios, com saldo muito positivo para os dois países. 
 

O presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, avalia que as relações comerciais de Brasil e Índia no que diz respeito ao couro devem ser aprofundadas, com benefícios para as duas nações. “Queremos abrir um bom caminho comercial com a Índia. As indústrias de calçados, artefatos e selaria de lá estão em forte crescimento e pretendemos fornecer para este mercado”, destaca o gestor. 
 
 

Jéssica Fontoura
Jornalista
(51) 3035-5946 / (51) 9313-3649