PROJETO COMPRADOR BRASIL BY BAGS AUMENTARÁ VENDAS DE ARTEFATOS DE COURO
Negócios promissores com os Estados Unidos e Rússia são os resultados do Projeto Comprador Brasil by Bags, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O projeto ocorreu durante as feiras Francal, no Anhembi, e TM Fashion, na Hebraica, ambas em São Paulo. A previsão inicial de negócios é de US$ 20 mil, valor que deve chegar a US$ 1 milhão nos próximos 12 meses.
Valerri Popov, da Kondike, com 15 lojas na Rússia, e Melissa Samokishyn, da americana Samoe Style, definiram os produtos brasileiros como que “feitos por artistas”, pois tanta qualidade e design em único produto não conseguiram encontrar em outros países. Durante as feiras, eles visitaram os estandes das marcas Bennemann, Drizza, Goldman, Pelli Brasil, Legaspi, Nuella, Rafitthy, Lluvas, Maria Luzia e Denise Gerassi.
Prova de tanto encantamento pelos produtos brasileiros foi a permanência no Brasil, mesmo com o final das feiras. A americana decidiu continuar prospectando negócios e, desde segunda-feira, fez visitas in loco a fábricas do Rio Grande do Sul, entre elas das marcas de bolsas femininas Maria Luzia, de Novo Hamburgo, e Drizza, de Roca Salles. No retorno aos Estados Unidos, ela já vai levar algumas amostras e outras serão enviadas nas semanas seguintes. “Vamos fazer cerca de 40 amostras”, disse Eduardo Driessen de Souza, diretor da Pacífico Indústria e Comércio de Artefatos de Couro, que produz a marca Drizza. A empresa, localizada em Roca Sales, produz diariamente cerca de 70 bolsas femininas, produtos feitos em tressê a mão, ou seja, um processo artesanal.
Distribuição
Felipe Bennemann, diretor comercial da Bennemann, com fábrica em São Leopoldo, também classificou o Projeto Comprador um sucesso. “Fechamos com Valerri Popov a distribuição de nossos produtos em todo mercado russo. Vendas que serão iniciadas a partir de agosto”, comentou ele. No mercado desde 2002, a Bennemann produz bolsas e pastas masculinas, que utilizam 100% de couro.
O Projeto Comprador Brasil By Bags, desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil, é estratégia acertada para o aumento das exportações do setor. “Essa ação é fundamental para estreitar os laços comerciais, abrir mercados e fortalecer a imagem das marcas brasileiras no exterior”, afirmou Diogo Ghisoni Serafim, gerente de Projetos da Abiacav, lembrando que na primeira edição, realizada em janeiro na Couromoda, foram justamente o design e a qualidade de bolsas e artefatos de couro brasileiros foram atributos que ditaram as vendas para os compradores convidados de Taiwan, Itália, Colômbia, Peru.
Sobre a ABIACAV
Fundada em 1981, a Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav) atua com ênfase na defesa e qualificação das indústrias, com o objetivo de buscar competitividade às empresas. A entidade responde por um setor que congrega cerca de 2,5 mil indústrias, responsáveis pela geração de mais de 25 mil empregos diretos. Em 2013, o faturamento com o comércio internacional foi de US$ 40,7 milhões, resultado de vendas para mais de 30 países, sendo os Estados Unidos o maior mercado comprador.
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