Cinema do Brasil divulga o cinema nacional no Festival de Cannes



De 14 a 25 de maio acontece a edição de 2014 do Festival de Cannes, um dos mais importantes eventos do calendário do cinema mundial. O Programa Cinema do Brasil, realizado em parceria entre o Sindicato da indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o objetivo de ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, contará com a participação de representantes de 32 empresas associadas. Além disso, o programa promoverá projeções de cinco filmes nacionais exclusivamente para o mercado e manterá o já tradicional estande no Marché du Film para a realização de encontros entre profissionais do cinema brasileiro e produtores e distribuidores estrangeiros.

 

“El Ardor”, coprodução da carioca Bananeira Filmes, associada ao Programa, será exibida na seleção oficial e terá o apoio do Programa por meio do “Apoio aos Agentes de Venda”, que tem o objetivo de estimular a promoção dos filmes brasileiros nos mais importantes festivais internacionais.

 

A base do Cinema do Brasil em Cannes, como nas edições anteriores, será um estande de 100 m² no Marché du Film, para apoio logístico aos associados, divulgação de filmes brasileiros e ponto de encontro entre os profissionais do cinema nacional e possíveis parceiros. É lá que acontecerá o coquetel promovido pelo programa, no sábado, dia 17, às 16h30, quando também será lançado oficialmente o selo FiGa/Br, que irá se concentrar no mais novo e ousado cinema de autor vindo do Brasil. Essa é uma iniciativa do agente de vendas internacional associado ao Cinema do Brasil, Figa Films.

 

Com o apoio do Programa, serão promovidas exibições de mercado para cinco produções de empresas associadas: “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu (Elo Company); “Mundo Deserto de Almas Negras”, de Ruy Veridiano (Heavybunker); “Gonzaga, de Pai para Filho”, de Breno Silveira (Jangada Filmes); “Riocorrente”, de Paulo Sacramento (agente de vendas One Eyed Films); “Romance Policial”, de Jorge Durán (agente de vendas Bogeydon Licensing).

 

Outros três filmes brasileiros também serão exibidos no mercado através de seus agentes de venda: “Hoje eu Quero Voltar Sozinho” (Films Boutique), “Praia do Futuro” (The Match Factory) e “Rio, eu te amo” (WestEnd), que tem sua projeção de estreia no Marché du Film.

 

“Essa é a nona edição do festival de que participamos, sempre com foco nas excelentes oportunidades de negócios que surgem para nossos associados. No maior mercado da indústria cinematográfica, eles podem firmar acordos para coproduções, e também vender seus filmes para distribuidoras estrangeiras”, conta André Sturm, presidente do Cinema do Brasil. Para mais esta ação, o Cinema do Brasil conta com apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – principal parceira do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo na realização do programa.

 

O cinema brasileiro também marca presença em Cannes com o projeto de longa-metragem, “Todos os Mortos”, de Caetano Gotardo e Marco Dutra, produzido pela Dezenove Som e Imagem, selecionado para a Fabriques des Cinémas du Monde. Este programa, realizado pelo Institut Français, é direcionado a jovens cineastas, selecionando 10 projetos em desenvolvimento para workshops e diversos eventos. O cineasta brasileiro Walter Salles participará como consultor da seção.

 

Incentivo à Distribuição e Circulação de Filmes Brasileiros

No Festival de Cannes, o Programa Cinema do Brasil vai anunciar ainda a segunda fase de inscrições para o Prêmio de Apoio à Distribuição, aberta a distribuidores com contratos para lançamento de um ou mais filmes nacionais em salas de cinema do mundo. Esse segundo momento, dedicado a apoiar justamente os negócios iniciados no Marché Du Film, vai de 1º de julho a 25 de outubro. A primeira fase termina em 1º de junho. Uma das iniciativas mais bem sucedidas do Cinema do Brasil, o prêmio oferece apoio de até USD 25 mil para despesas de comercialização dos projetos selecionados.

 

Já o Apoio aos Agentes de Venda tem o objetivo de apoiar a promoção dos filmes brasileiros em festivais como os de Berlim, Cannes, Locarno, Veneza e San Sebastián. Os agentes de venda dos quatro filmes selecionados para Berlim contaram com este apoio para sua divulgação no Festival e, agora, a empresa francesa Bac Films contará com ele para a coprodução “El Ardor”, da Bananeira Filmes.

Mais informações sobre os programas de apoio estão no site:  www.cinemadobrasil.org.br

 

Serviço:

Cinema do Brasil no Marché Du Film

Estande: Palais des Festivals,24-26

Coquetel: dia 17/05 (sábado), das 16h30 às 18h

 

Exibição Especial

El Ardor, de Pablo Frendik – Magma Cine (Argentina), Bananeira Filmes (Brasil), Canana Films (México) Manny Films (França)

23.05.2013 – 19:30 – Studio 1

 

Exibições de Mercado:

O Menino e o Mundo, de Alê Abreu (Elo Company)

"Mundo Deserto de Almas Negras", de Ruy Veridiano (Heavybunker)

"Gonzaga, de Pai para Filho", de Breno Silveira (Jangada Filmes)

"RioCorrente", de Paulo Sacramento (Olhos de cão)

"Romance Policial", de Jorge Durán (Deserto Filmes)

“Praia do Futuro”, de Karim Ainouz (Coração da Selva)

“Hoje eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro (Lacuna Filmes)

“Rio, Eu Te Amo”, de Vicente Amorim, Guillermo Arriaga,  Stephan Elliott, Sang-soo Im , Nadine Labaki, Fernando Meirelles, José Padilha, Carlos Saldanha, Paolo Sorrentino, John Torturro, Andrucha Waddington (Conspiração, Bossa Nova)

 

Cinema do Brasil

Cinema do Brasil é um programa de promoção comercial do cinema brasileiro no mercado internacional. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem como principal parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos. O Cinema do Brasil conta também com o apoio institucional da Ancine (Agência Nacional do Cinema). O objetivo do Cinema do Brasil é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando assim a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior.

 

 

Informações para a imprensa

Em São Paulo: Carminha Botelho :: carminha.botelho@agenciafebre.com.br  (11) 2769 3806
                             Ciro Bonilha :: ciro.bonilha@agenciafebre.com.br