Design brasileiro será destaque na 7ª edição da Expomarketing



O design brasileiro vai ser destaque na 7ª edição da Expomarketing, maior evento de marketing da região andina, que acontece em Bogotá, na Colômbia, nos dias 21 e 22 de maio. Com o objetivo de promover a imagem do design nacional no exterior e fomentar as exportações, a ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design), por meio do Projeto Brasil Design, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), levará cinco empresas brasileiras para o evento: Pande, Komm, Oz Estratégia + Design, Greco Design e Planobase Lubianca, que atuam nos segmentos de branding, inovação, design de embalagem, design digital, environmental design, design de produto e design gráfico.

 

Desde o primeiro ano, a Expomarketing atrai grandes nomes do marketing e do design internacional. Nesta edição, está confirmada a presença do norte-americano Seth Godin, um dos mais influentes do marketing mundial, e do brasileiro Giovanni Vannucchi, sócio-diretor da Oz Estratégia + Design. No dia 22, Vannucchi fará uma palestra sobre “O valor do design”. “Hoje em dia, o design é encarado como um elemento de inovação e diferenciador entre as marcas e os produtos”, conta.

 

Para o diretor comercial da ABEDESIGN, Roger Rieger, além de gerar negócios, a participação brasileira na Expomarketing será uma oportunidade para divulgar a marca Design Beyond Creativity. “Trata-se de uma iniciativa para mostrar que, além de criatividade, o design brasileiro oferece estratégia competitiva e inovação”, afirma.

Atualmente, a ABEDESIGN conta com 200 associados e atua na defesa dos interesses da categoria junto às instituições públicas, entidades governamentais e diplomáticas, entre outros públicos. “A participação brasileira na Expomarketing contribui para o crescimento do mercado e facilita as atividades profissionais entre as empresas de design”, reforça o diretor comercial da entidade.

 

Rieger acredita que, em curto prazo, a participação brasileira no evento irá gerar US$ 300 mil em negócios para as empresas. “Iniciativas como esta ajudam a inspirar e construir um futuro melhor para o design brasileiro, revelando a importância do design de excelência e seu papel estratégico para potencializar a competitividade do Brasil”, conta. Até 2018, a ABEDESIGN, tem como meta atingir anualmente R$ 2,5 bilhões em investimentos nacionais e internacionais em design no país.

 

A ABEDESIGN, por meio do Projeto Brasil Design em parceria com a Apex-Brasil, já investiu R$ 12 milhões desde 2009 beneficiando mais de 70 empresas por meio de ações para a promoção dos serviços de design no exterior, incluindo participação em prêmios internacionais, missões empresariais para países como Estados Unidos, Inglaterra, Colômbia e Peru, promoção comercial e capacitação para exportação das empresas do setor.

 

Expertise nacional

Além de conquistar novos negócios, as cinco empresas brasileiras participantes levarão conhecimento, das mais diversas áreas do design, à capital colombiana.

 

A Pande, por exemplo, é especializada em idealizar, desenvolver e implementar projetos de design estratégico em empresas nacionais e multinacionais. Já a Greco Design é uma empresa de design gráfico com foco em identidade visual, projetos editoriais, sinalização e material promocional.

 

A Planobase Lubianca padroniza ambientes para gerar resultados a empresas do varejo, com modelos de lojas mais atraentes ao consumidor final. A Komm é focada em projetos de branding, gestão de marcas e design (gráfico, produto e digital), oferecendo assessoria estratégica e executiva. Por fim, a Oz Estratégia + Design trabalha com projetos de construção de identidades de marca via design.

 

Sobre a ABEDESIGN

Fundada em 2006, A ABEDESIGN visa a difusão do design brasileiro, à contribuição para o contínuo aperfeiçoamento do setor, ao crescimento do mercado e à facilitação de atividades profissionais entre empresas de design. A associação é responsável pela defesa dos interesses da categoria junto às instituições públicas, entidades governamentais e diplomáticas, entre outros públicos. Hoje, a ABEDESIGN conta com 200 associados, que participam de reuniões para definição de planos de ação e seminários sobre assuntos ligados ao setor. Para mais informações, acesse o site www.abedesign.org.br

 

 

Informações para imprensa

Agência de comunicação ABEDESIGN – Burson-Marsteller

Carolina Machado – (11)3040-2415 – carolina.machado@bm.com

Leonardo Guariso – (11) 3094-2290 – leonardo.guariso@bm.com