Exportadores brasileiros buscam mercados alternativos



Empresas interessadas em ampliar negócios visando o mercado externo participaram do Encontro Rumo à Exportação, uma parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). As 87 pequenas empresas que participaram da ação se reuniram na FIERGS em rodadas de negócios com 13 comerciais exportadoras. Foram fechados US$ 2,6 milhões de negócios imediatos e US$ 5 milhões de negócios para os próximos meses.

 

O gerente-executivo de Inteligência da Apex-Brasil, Marcos Lelis, destacou que na América do Sul, além da Argentina – principal comprador dos produtos brasileiros -, outros países se apresentam como boas alternativas para as empresas nacionais. Durante a palestra Oportunidades de Negócios Colômbia e Peru, Lelis apontou indicativos que revelam vantagens em direcionar o foco a estas duas nações andinas: aumento do PIB, mercado crescente e população em ascensão social. “A continuar no atual ritmo, até 2020 a Colômbia deverá superar a Argentina e ser a segunda economia do continente”, prevê. Em relação ao Peru, o gerente-executivo informou que é um dos países “mais abertos” a acordos internacionais, e com pouca relação comercial com o Brasil.

 

Marcos Lelis mostrou dados que revelam a importância desses dois parceiros no atual cenário econômico. Entre 2008 e 2011, a taxa de crescimento média anual do Peru foi de 5,4%. Até 2018, a previsão é de que alcance 5,7%. Em compensação, é apenas o sexto país sul-americano para o qual o Brasil exporta, com 5,9% de participação. Na Colômbia estes números chegam a 4,1% e 4,4%, respectivamente, e se trata da quinta nação da América do Sul compradora dos produtos nacionais, com 6,9% do total.

 

De olho nesses mercados, a Apex-Brasil e a CNI realizam a Missão Empresarial do Brasil à América do Sul – Colômbia e Peru, de 19 a 23 de maio, em Bogotá e Lima. Os integrantes da comitiva irão se reunir com compradores locais, distribuidores e parceiros estratégicos. No ano passado, 49 empresas brasileiras de médio porte estiveram na missão aos dois países, com um saldo de US$ 35 milhões em negócios.

Também participaram do Encontro Rumo à Exportação, na FIERGS, o gerente de Competitividade Empresarial da Apex-Brasil, Tiago Terra; e a gerente-executiva Jurídica, Silvia Menicucci.

 

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