Empresas do Beautycare Brazil investem nos países árabes



Os países árabes consumiram U$ 26 bilhões em produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) em 2013. Esse resultado foi apresentado em workshop promovido pelo Beautycare Brazil – Projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O evento foi realizado em 23 de abril na sede da entidade, em São Paulo, e abordou sobre as particularidades do mercado de HPPC nos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Egito.

 

O encontro teve como objetivo capacitar as empresas brasileiras a exportarem para esses países e também prepará-las para a feira Beautyworld Middle East 2014, que acontece de 27 a 29 de maio, em Dubai, com a participação de 16 companhias integrantes do Beautycare Brazil. Segundo Michel Alaby, diretor-geral da Câmara de Comércio ÁrabeBrasileira e um dos palestrantes do workshop, em 2012 os árabes importaram US$ 6,27 bilhões do mundo em produtos de HPPC. “Os Emirados foram responsáveis por 35% destas importações. O Brasil ainda tem uma fatia pequena deste mercado”, destacou Alaby. De acordo com o executivo, em 2013 o Brasil exportou US$ 10,90 milhões em itens do setor aos países árabes. “Os produtos capilares são os que mais vendemos”, acrescentou.

 

Segundo Daniel Oliveira, gerente de Inteligência de Mercado da ABIHPEC, “a Arábia Saudita responde por 41% do que é consumido em produtos de HPPC no mundo árabe, com US$ 4,12 bilhões. Apesar de ser o 21º consumidor mundial, a Arábia Saudita é o 10º maior consumidor de fragrâncias e o 14º em cuidados para o sol. Já os Emirados são o 47º mercado mundial, enquanto o Egito ocupa o 56º lugar”, finalizou Oliveira.

 

Alaa Eldin Aly, chefe do escritório comercial do Egito em São Paulo, disse que o mercado egípcio está aberto para as importações e para as exportações do Brasil. “As empresas brasileiras poderiam participar de feiras no Egito. Os produtos feitos com ingredientes da Amazônia teriam um bom espaço”, disse o empresário.

 

Das 50 empresas participantes do programa, 24% exportam para os Emirados, 22% para a Arábia Saudita e 13% para o Egito. De acordo com Gueisa Silvério, gerente do Beautycare Brazil, “este ano teremos pela primeira vez na Beautyworld Middle East uma área chamada Beauty Experience Lounge, que promoverá aplicação técnica de produtos do setor. A possibilidade de apresentá-los traz ainda mais valor à participação das empresas na feira”, afirmou Gueisa.

 

A Itallian Hairtech é uma das companhias que irá à Beautyworld Middle East e teve seu gerente geral de exportação, Luiz Carlos Costa, presente no workshop. Segundo o executivo, a Itallian Hairtech já tem potenciais clientes para o evento em Dubai. “Com as informações qualitativas que adquiri no workshop acredito que voltarei da feira com pelo menos 8 clientes com negociações encaminhadas. Essa é a nossa expectativa”. Ele disse ainda que hoje a Itallian Hairtech está muito mais forte e mais sólida no projeto de exportação, por meio do Beautycare Brazil. “Nossa tendência agora é aumentar o faturamento em 12% com relação à exportação”, finalizou.

 

Para Flavio Rosa, presidente da De Sírius, o conteúdo abordado no workshop foi enriquecedor para as companhias que já exportam ou pretendem exportar para os países árabes. “Com certeza tudo que foi falado será colocado em prática em Dubai. A De Sírius tem clientes no Kuait, clientes em prospecção no Egito e cerca de 30 clientes dos Emirados Árabes Unidos fizeram contato conosco como resultado da Cosmoprof Bolonha”, destacou. Rosa disse ainda que apesar das complicações com as exigências de regulamentação desses países, as perspectivas de negócios são muito boas.

 

 

Informações para imprensa:

ABIHPEC – www.abihpec.org.br

Mariana Sabato, assessora de Comunicação & Marketing da ABIHPEC

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Carla Camporini, gerente de Comunicação & Marketing da ABIHPEC

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