APEX-BRASIL E CPD INVESTEM EM DESIGN E INOVAÇÃO NO NORDESTE
Assinado hoje (15/4) convênio entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Centro Brasil Design e o Centro Pernambucano de Design para a ampliação do Design Export para a região Nordeste. O programa auxilia empresas brasileiras a desenvolver produtos inovadores e com design diferenciado, voltados à exportação. Inicialmente, 21 empresas de Pernambuco, Paraíba e Alagoas serão contempladas.
Durante a cerimônia de lançamento, realizada em Recife, Ricardo Santana, diretor de Negócios da Apex-Brasil, explicou a importância do investimento no design de produtos, principalmente os voltados para mercados internacionais. "Vou dar um exemplo. Muita gente se pergunta porque um par de sapato custa U$ 300, enquanto outro é vendido por U$ 2,50. Claro que há vários fatores que justificam o valor de um e de outro. Mas um deles, sem dúvida, é o design".
Ricardo Santana ressalta que o Brasil é o maior produtor de café do mundo, mas não é o maior exportador. "Como podemos explicar isso? Nossos concorrentes investem em embalagens e estratégias orientadas pelo design. Precisamos trabalhar para corrigir falhas e ter mais competitividade para enfrentar mercados internacionais", disse.
Convênio
As empresas selecionadas receberão assessoria para aprimorar ou criar produtos, serviços, embalagens e marcas mais competitivos e adequados a mercados internacionais. O Design Export irá orientar os empresários na escolha de escritórios de design e apoiará com recursos financeiros a contratação do serviço. Após 12 meses de trabalho, o Design Export Nordeste será, então, avaliado e as ações ampliadas para os demais estados do Nordeste, bem como para a região Norte do país.
O Design Export foi iniciado em 2013 como um programa de abrangência nacional. Porém, após um ano de atuação, a Apex-Brasil identificou que o atendimento estava concentrado em empresas localizadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. “Sabemos do potencial das empresas nordestinas e entendemos que é importante reforçar nossa atuação nesta região do País”, ressalta Ricardo Santana, diretor de Negócios da Apex-Brasil. Desde o ano passado, 100 empresas brasileiras já foram sensibilizadas, por meio de palestras, consultorias e capacitações, em relação aos conceitos de design e inovação.
A iniciativa faz parte das ações da agência destinadas ao aprimoramento da competitividade das empresas brasileiras, com foco na internacionalização. “Nosso objetivo é fomentar a criação de produtos inovadores, preparando empresas para a promoção de exportações diferenciadas, com valor agregado e tecnologia”, afirma Santana. A meta do programa é que, até 2015, sejam realizadas 70 inovações em produtos e serviços brasileiros.
Impensa – Apex-Brasil
(61) 2027-0715
imprensa@apexbrasil.com.br