Produtores participam da maior feira de frutas e hortaliças do mundo
De acordo com levantamento promovido pela Secretaria de Comércio Exterior, em 2013, o Brasil exportou mais de 710 mil toneladas de frutas frescas, atingindo um faturamento superior a 650 milhões de dólares. Ainda assim, por se tratar do terceiro maior produtor de frutas do mundo, os números relativos às exportações são modestos, afinal, a produção total ultrapassa a marca das 40 milhões de toneladas anuais.
Visando ampliar os negócios mundo afora, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e o Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF) viabilizam a ida de produtores brasileiros para diversas feiras e eventos internacionais, onde eles têm a oportunidade de expor ao mundo o projeto de promoção das frutas brasileiras Brazilian Fruit.
Nos próximos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, os produtores nacionais terão a oportunidade de participar da Fruit Logistica, considerada a maior feira de frutas e hortaliças frescas do mundo. Realizado anualmente na cidade de Berlim, Alemanha, o encontro conta com 2,5 mil empresas expositoras e possui uma visitação de aproximadamente 60 mil pessoas, vindas de mais de 130 países.
Segundo o gerente de projeto do IBRAF, Paulo Filho, as empresas brasileiras que participaram do evento em 2013 receberam a visita de diversos compradores, de todos os continentes. “Foram realizados contatos com 512 compradores de países da Europa, Ásia, Oriente Médio e América Latina, o que resultou em um total de US$ 23 milhões em negócios, além da perspectiva de realização de mais US$ 102 milhões em negócios futuros”, declarou Paulo Filho.
Além das tradicionais frutas frescas, outros produtos que podem ser expostos na Feira são as frutas secas, nozes, embalagens, tecnologias de processamento, sistemas de transporte e logística e sistemas de controle de qualidade. “A Fruit Logistica é o local ideal para que os profissionais do setor apresentem seus produtos e serviços ao mundo, estabelecendo novos contatos e observando o que o mercado e os concorrentes internacionais estão oferecendo. Dessa forma, ficarão mais atualizados e capacitados para disputar o mercado com produtores de outros países, viabilizando ampliação no volume de negócios e de faturamento gerados para o Brasil”, finaliza o gerente de projeto do IBRAF.
Apex Brasil é a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que tem como missão promover as exportações dos produtos e serviços do país e contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras.
O IBRAF (Instituto Brasileiro de Frutas) é uma organização privada sem fins lucrativos que tem como missão promover o crescimento organizado do setor, desenvolvendo ações efetivas para produtores, agroindústrias de processamento, fornecedores de produtos, de serviços, entre outros.
Brazilian Fruit é um Projeto em parceria da Apex Brasil e do IBRAF para promoção das frutas brasileiras e seus derivados que visa consolidar a marca Brazilian Fruit como sinônimo de qualidade, excelência, profissionalismo, consistência, seriedade e confiabilidade.
Informações à Imprensa:
ADCom Comunicação Empresarial
Fones: (11) 3666-3205 / 3825-7171 / 3825-6939
www.adcompress.com.br