Colombiatex recebe 16 empresas do programa Texbrasil



Um grupo de 16 empresas brasileiras estará na 26° edição da Colombiatex, uma das mais importantes feiras têxteis do mundo, que acontece entre 21 e 23 de janeiro em Medellín. Para expor suas principais tendências, Audaces, Canatiba, Cataguases, Cedro, Covolan, Delfa, Doptex, Farbe, PH Fit, Rhodia, Rosset, Santanense, Tavex, Vicunha, Werner e Zanotti estarão no país com o apoio do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira), desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e investimentos (Apex-Brasil).
 

Entre as inovações apresentadas pelas brasileiras, estão os tecidos Max Skiny Hi-Confort desenvolvidos para oferecerem maior comodidade e conforto pela empresa Canatiba, e a linha Emana Denin da Rhodia, que incorpora cristais bioativos nos jeans no combate contra a celulite. Já a Tavex apresenta os tecidos Denin Therapy, com propriedades cosméticas que melhoram o aspecto da pele, e para a sustentabilidade da Vicunha, ao trazer para o mercado a linha Eco-D, com tecidos biodegradáveis 100% poliéster desenvolvidos a partir de garrafas PET recicladas.

 

Incubadora de talentos do Texbrasil

Duas das marcas que compõem a BtoBe, incubadora de talentos do Texbrasil  desfilarão na feira Colombiatex. O maior evento têxtil da América Latina receberá milhares de visitantes do mundo inteiro, e para levar a identidade da moda brasileira, Gabriela Sakate e Gralias apresentarão suas coleções, ressaltando a sofisticação da moda brasileira.

 

Com seu estilo marcado pelo minimalismo, a jovem estilista Sakate, que já foi considerada uma das “5 hot new designer to watch” pela revista inglesa Marie Claire, levará à Colômbia sua Holyday Collection, inspirada na alfaiataria masculina feita para mulheres. Além dela, a dupla Julia Guglielmetti e Grazi Cavalcanti, por trás da Gralias, trazem a coleção Denim Modernista, inspirada na Semana de Arte Moderna. Ambas integram a incubadora de novos talentos do Texbrasil: a BtoBe (Brazilians to Be), que também tem um concurso realizado em parceria com a Casa de Criadores;

 

Quinze looks serão fabricados usando insumos têxteis das empresas brasileiras que irão expor na feira (Canatiba, Cataguases, Cedro, Covolan, Delfa, Doptex, Farbe, PH Fit, Rhodia, Rosset, Santanense, Tavex, Vicunha, Zanotti e Werner), a ação faz parte do processo de amadurecimento das jovens estilistas, com foco no mercado internacional.

 

Em sua última edição, em janeiro de 2013, a Colimbiatex recebeu mais de 32 mil visitantes e quase 1,7 mil compradores internacionais vindos de países como Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Inglaterra, Itália, Uruguai e Venezuela. As empresas participantes do Programa que estiveram presentes ao evento tiveram um saldo de mais de US$ 152 milhões em expectativas de negócios.

 

Comunicação – Texbrasil

Texbrasil@abit.org.br