Espumante da Casa Valduga é eleito melhor do mundo na França
Conquista inédita foi para o rótulo 130 Blanc de Blanc, em uma das maiores competições de vinhos de todo o mundo, organizada pela União de Enólogos Franceses
Um espumante produzido pela Casa Valduga, empresa apoiada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), acaba de ser eleito como o melhor do mundo em um concurso na França. Foi a primeira vez na história que um rótulo brasileiro recebeu o título de melhor espumante do mundo no concurso mais importante do cenário vitivinícola, o Vinalies Internacionales, realizado em Paris, na França. O grande coroado foi o icônico 130 Blanc de Blanc, um dos espumantes mais aclamados da vinícola pertencente ao Grupo Famiglia Valduga, um dos maiores e mais premiados produtores nacionais.
Elaborada desde 2005, em homenagem aos 130 anos da imigração italiana no Brasil, a linha 130 é icônica para a marca Casa Valduga, e conta com rótulos premiados nacional e internacionalmente. “Estamos muito gratos e orgulhosos por este grande reconhecimento. Para nós, é um prazer representar o vinho nacional, nosso terroir, nossas videiras. Levar o vinho brasileiro mundo afora, e ser reconhecido por isso, aumenta a competitividade do mercado, elevando assim o nível do produto nacional. Isto une o setor e faz com que todos cresçamos juntos”, destaca Eduardo Valduga, Diretor de Marketing e Comercial do Grupo Famiglia Valduga.
A marca Ponto Nero também teve rótulos premiados, com medalhas de ouro e prata. Com medalha de ouro, o espumante Ponto Nero Icon foi classificado entre os melhores do mundo; já os espumantes Ponto Nero Cult Brut e Ponto Nero Cult Brut Rosé conquistaram medalha de prata. Em sua 26ª edição, o Vinalies Internacionales reuniu 130 jurados especializados, de 40 nacionalidades, para degustar, analisar e avaliar cerca de três mil amostras de vinhos. No formato de degustação às cegas – sem identificação de marca, região produtora ou denominação -, são avaliadas características visuais e olfativas, como paladar e cor, bem como o teor alcoólico, acidez e açúcar.
A Casa Valduga está entre as vinícolas brasileiras apoiadas pela Apex-Brasil nos últimos 16 anos, tendo participado de diversos projetos e eventos organizados pela Agência, como a Vinexpo Nova Iorque, a ProWein Dusseldorf, a Sial Paris e a London Wine Fair. “Estamos muito contentes com a premiação e o reconhecimento da qualidade do produto brasileiro. Para nós da Apex-Brasil também é um reconhecimento do nosso empenho em apoiar o setor vitivinícola brasileiro”, comemora o Gerente de Agronegócios da Apex-Brasil, Igor Brandão.
Sobre o Grupo Famiglia Valduga – Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, é composto pelas empresas Casa Valduga, vinícola que está entre as dez maiores elaboradoras de espumantes e vinhos do País – e que conta com a maior cave de espumantes da América Latina; Domno é elaboradora dos espumantes Ponto Nero e importadora de vinhos finos; Casa Madeira, produtora de sucos, geleias, antepastos e creme balsâmico, entre outros produtos gourmets; Cervejaria Leopoldina, o mais novo desafio do Grupo e Vinotage Cosméticos, uma linha de cosméticos diferenciada à base do óleo extraído da uva. A sede do Grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil.
Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia.
Informações para a imprensa
Approach Comunicação – (11) 3846-5787
Marina Matos – marina.matos@approach.com.br / ramal 79
Ana Claudia Camara – anaclaudia.camara@approach.com.br / ramal 71