2º Encontro Temático Online: as melhores práticas do processo de exportação de obras de arte



2º Encontro Temático Online: as melhores práticas do processo de exportação de obras de arte

Evento será no dia 23 e para participar a inscrição é gratuita

Na próxima terça-feira, dia 23 de junho, acontece o segundo Encontro Temático Online, iniciativa do Projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, que discute com especialistas diversos temas envolvidos na indústria da arte contemporânea.

Desta vez o assunto abordado será ‘Aspectos práticos para exportação de obra de arte, novas modalidades de remessa de dinheiro para o exterior e investimento em moeda estrangeira’. O primeiro bloco irá trazer uma análise de mercado e dicas de como interpretar dados e utilizá-los nas estratégias da galeria, com apresentação de Fernando Ticoulat, sócio da Art Consulting Tool.

Em seguida, Marcio Candido, diretor da empresa de prestação de serviços em Comércio Exterior “Macimport”, abordará os aspectos práticos para a exportação de uma obra de arte, com informações das agências que auxiliam no processo de envio, otimização de custos, precificação dos valores em dólar/real e vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções.

Já no terceiro bloco, serão apresentadas novas modalidades de remessa de dinheiro para o exterior e investimento em moeda estrangeira, trazendo informações sobre formas de pagamento de vendas (cartão ou convencional – transferência), além de maneiras de receber dinheiro e como funciona o investimento em contas nacionais em dólares.

Para finalizar, o Consultor de Negócios no SEBRAE-SP Nivaldo Sewaybricker  traz importantes dicas de como administrar melhor as entradas e saídas de dinheiro da empresa a fim de otimizar gastos, principalmente neste momento de crise.

Organizado em parceria com a Art Consulting Tool, os Encontros Temáticos Online são gratuitos, têm duas horas de duração, e acontecem via plataforma Zoom. Inscrição gratuita: CLIQUE AQUI.

Primeiro Encontro Temático trouxe profissionais do mercado internacional de arte contemporânea falando sobre suas experiências digitais

No último dia 09 foi realizada a primeira edição do Encontro Temático Online, que discutiu a presença das galerias de arte no ambiente digital. Os inscritos puderam desfrutar de todo conhecimento de profissionais do mercado internacional de arte contemporânea falando sobre suas experiências com as feiras online e funcionalidade das plataformas, como Loring Randolph, Diretora da Frieze New York, Tom Laidlaw, Diretor de digital da Frieze New York e Benedict Duffy, Gerente de Relacionamento com Galerias do Artsy. Além disso, Felipe Stoffa e Fernando Ticoulat, da Art Consulting Tool, trouxeram as boas práticas de exposição online que as galerias podem adotar. O evento ficou salvo no canal da ABACT no Youtube (clique aqui) .

2º Encontro Temático Online

Tema: Aspectos práticos para exportação de obra de arte, novas modalidades de remessa de dinheiro para o exterior e investimento em moeda estrangeira

Data: 23/06, terça-feira

Horário: 14h às 16h

Inscrições: CLIQUE AQUI

Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 43 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e no Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2017 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assume o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.

Imagem

1ª Edição do Encontros Temáticos Online

Informações à imprensa 

Agência Guanabara

Fernanda Guarda – fernanda@agenciaguanabara.com.br 

Rebeca Lopes – rebeca@agenciaguanabara.com.br

Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br