Gerência Regional inicia nova fase de trabalho com foco na geografia global



Gerência Regional inicia nova fase de trabalho com foco na geografia global

Em junho, a Gerência Regional entrou em uma nova fase. Com o reforço de novos analistas na equipe, contabilizando 52 colaboradores entre equipes na sede e nos Escritórios no Brasil e no Exterior, a área tem hoje uma estrutura mais adequada para atender às demandas de compradores internacionais, investidores estrangeiros e empresas brasileiras. Um grupo conectado e hábil, com objetivos em comum: identificar, assistir e qualificar a demanda e as oportunidades nos mercados alvo para produtos e serviços brasileiros, fortalecer o trabalho de identificação e relacionamento com investidores estrangeiros, e manter acessível e fluida as relações da Apex-Brasil com parceiros regionais e internacionais. ​​​​​​​

A mudança do organograma da Agência, em 1º de fevereiro, não só criou a Gerência Regional, mas também reorientou a estratégia de operação da Apex-Brasil.  No Brasil, o plano de atuação é voltado aos stakeholders nos estados, com o objetivo de identificar a oferta exportável e apoiar a elaboração de estratégias de desenvolvimento regional.

No exterior a missão é entender a demanda dos mercados e conectar as oportunidades com a oferta exportável, além de trabalhar na identificação de investidores e parceiros estrangeiros.

Uma operação global como essa precisa de um centro de comando. Daí a necessidade de estruturar uma equipe em Brasília formada pelos responsáveis das 4 grandes zonas regionais apoiadas pelos nossos EAs, ou seja, a tropa Apex em campo. Confira:

1) Brasil: Ana Barbosa; 2) Américas: Laís Andrade; 3) Europa/África/Oriente Médio: Daniela Oliveira; 4) Rússia/Ásia: Luiz Marcos.

Colômbia

A Apex-Brasil está remodelando sua estratégia de operação para a América do Sul. Em breve um novo colaborador, selecionado por processo seletivo interno, será expatriado e assumirá, em Bogotá, a função de representante da Agência para a região. ​​​​​​​

Rússia

O EA Moscou também tem novidades. Houve uma redução de 45% do espaço físico do escritório, o que representou uma economia de 3 mil euros. Trabalham no EA, além do COO Almir Américo, mais quatro empregados técnicos locais.

No exterior, são 9 escritórios espalhados por 7 países: EUA, Colômbia, Bélgica, Rússia, Israel, Emirados Árabes e China. No Brasil, temos escritórios na FIERGS para região Sul, FIESP para região Sudeste, SUDENE para região Nordeste, e FIEPA para região Norte.​​​​​​​