Apex-Brasil apresenta planejamento estratégico em encontro com Embratur



Apex-Brasil apresenta planejamento estratégico em encontro com Embratur

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) realizaram, no último dia 6 de agosto, um encontro virtual para discutir a importância do planejamento estratégico para a atuação de ambas as instituições. Na reunião, da qual participaram as diretorias da Apex-Brasil e da Embratur, foi apresentado o processo de elaboração do planejamento estratégico da Apex-Brasil para o quadriênio 2020-2023, de modo a contribuir para o desenvolvimento de projeto semelhante na Embratur e fortalecer a parceria entre as agências.

Durante a apresentação, o Coordenador de Planejamento e Projetos da Apex-Brasil, César Ciuffo, mostrou a importância da preparação de uma estratégia plurianual, para direcionar os esforços e otimizar os recursos da instituição. Ciuffo explicou a metodologia que embasou o planejamento estratégico da Apex-Brasil e ressaltou a participação tanto da diretoria quanto dos colaboradores da Casa em sua elaboração. Para o coordenador, o planejamento reafirmou a missão, a visão e os valores da Agência e permitiu a definição de objetivos estratégicos transversais, desdobráveis em indicadores e metas específicos, de modo a alinhar as funções de cada colaborador da Apex-Brasil.

Ciuffo detalhou, também, o processo de desenvolvimento do plano, que contou não só com extenso benchmarking das principais agências de promoção de exportações e investimentos do mundo, mas também com contribuições dos conselheiros e de parceiros institucionais da Apex-Brasil. As informações obtidas foram sintetizadas e utilizadas para compor um mapa estratégico, que ajudou a definir a identidade, os clientes e os processos internos da Agência. Esse método foi aplicado, no final da apresentação, às circunstâncias da Embratur, destacando os principais desafios e oportunidades dos próximos anos.

Encerrado por discursos do presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, e do presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, o encontro virtual reforçou a parceria das agências no contexto das mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19 e na perspectiva de retomada do comércio e do turismo internacionais.

Saiba mais – Embratur

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) é um serviço social autônomo vinculado ao Ministério do Turismo do Brasil. Seu objetivo é planejar, formular e implementar ações de promoção comercial de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior, em cooperação com a administração pública federal.