Brazilian Leather: veja os eventos recentes do couro brasileiro no exterior
Dois mercados importantes receberam o couro brasileiro em feiras recentemente. Nova York sediou a Lineapelle e, na Índia, tomou espaço a India International Leather Fair, em Chennai. Alguns destaques em contatos e ações marcaram a participação do projeto Brazilian Leather e curtumes nestes dois eventos. Promovido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Brazilian Leather é uma iniciativa que visa o crescimento da participação do couro do Brasil no mercado externo.
Destaca Letícia Luft, gerente do Brazilian Leather e que esteve em Nova York, que a Lineapelle americana deste ano foi marcada pela presença maciça de representantes de grandes grifes com forte atuação nos Estados Unidos. Já Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB e que acompanhou o grupo brasileiro na Ásia, aponta a série de rodadas de negócios conduzidas com apoio do Council for Leather Exports (entidade representativa do setor de couros e calçados na Índia) como um dos destaques da feira em 2019 para os brasileiros. “Este foi o segundo ano em que essa ação de rodadas foi executada e foi muito positiva, com quatro empresas do Brasil participando e obtendo contatos importantes”, informa. Cunha frisa que a Índia praticamente dobrou suas compras de couro do Brasil em volume em 2018 em relação a 2017, mostrando-se um mercado promissor.
Em breve, será a vez da Europa receber empresas do projeto Brazilian Leather para feiras: primeiro em Paris, para a Première Vision (de 12 a 14 de fevereiro), e depois Milão, com a realização da Lineapelle (20 a 22 de fevereiro).
Sobre o Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br