Latitude fecha parceria com Artsy para inserção de galerias nacionais na plataforma
17 galerias nacionais já possuem páginas dedicadas no maior mercado de arte na internet do mundo
Na atual realidade que vivemos, com todos os impactos causados pela pandemia da Covid-19, a inserção digital de atuantes do setor de arte contemporânea é uma necessidade para que seus trabalhos cheguem ao público. Por isso, o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, um dos projetos da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) em parceria com a e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), tem apoiado as galerias de arte associadas nesta readaptação, trazendo um novo olhar aos seus modelos de negócios.
O apoio do Latitude foca na construção dos acervos das galerias digitalmente, e consiste na facilitação do processo junto a fornecedores para a realização de Exposições 3D, fotografia especializada e vídeos, além também do ingresso em plataformas de venda online, como a internacional Artsy. Com a inserção na plataforma, as galerias podem manter contato com seu público e atingir novas audiências, já que a internet é o maior facilitador do rompimento de fronteiras.
“Este ano tem sido e continua sendo muito desafiador para muitas galerias, e acreditamos que uma presença online é mais crucial do que nunca. ABACT escolheu a Artsy como parceira para dar visibilidade e vendas aos artistas e galerias brasileiras no maior mercado de arte na internet do mundo. Esperamos que a parceria possibilite às galerias tirarem o melhor proveito do que a Artsy tem a oferecer”, afirma Gabriela Brown, Gerente de Parcerias com Galerias LATAM, da Artsy.
A novidade é bastante animadora para as galerias. “A possibilidade de continuar expondo nossos artistas está sendo de vital importância no atual momento. A plataforma Artsy, além de ter um tráfego relevante de colecionadores e interessados no mercado da arte, possibilita uma visibilidade internacional para a Galeria Lume em um momento em que nosso espaço físico está fechado”, afirma Victoria Zuffo, da Galeria Lume.
A parceria entre Latitude e Artsy possibilitou a inserção de 17 galerias brasileiras na plataforma. Na página de cada galeria no site é possível ter acesso às exposições, ao que foi apresentado nas últimas feiras/eventos que a galeria participou, aos artistas são representados pela galeria, e claro, aos valores de cada obra e facilitação no processo de compra. “O câmbio também é uma variável relevante, tanto na assinatura do portal, cujo apoio foi determinante para que a participação da galeria fosse concretizada, quanto pela ótica dos colecionadores internacionais, que podem achar boas oportunidades de investimento em obras que são indexadas em reais”, completa Victoria Zuffo.
“Estamos muito entusiasmados em ver nossas galerias em plataformas internacionais com credibilidade de mercado, como o Artsy. Poder experimentar novos caminhos com as infinitas ferramentas digitais que existem hoje tem sido revigorante para nosso setor. E este novo formato possibilita ainda o acesso a um maior número de pessoas para conhecerem e desfrutarem da arte de galerias de pequeno e grande porte. E isso é incrível!”, afirma Luciana Brito, presidente da ABACT.
Confira as páginas das galerias de arte associadas ao Latitude no Artsy
Bergamin e
Gomide
Casa Triângulo
Galeria Nara Roesler
Fortes D’aloia & Gabriel
Galeria Raquel Arnaud
Galeria Marilia Razuk
Galeria Estação
Central Galeria
Zipper Galeria
Galeria Kogan Amaro
Portas Vilaseca Galeria
Galeria Jaqueline
Martins
Simões de Assis Galeria de Arte
Galeria Lume
Galeria Luciana Brito
Karla Osorio Galeria
Janaina Torres
Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad
O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 51 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.
O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2017 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.
Desde abril de 2011, quando a ABACT assume o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.