Escritora Carol Bensimon participa da Feira do Livro de Londres 2019



Escritora Carol Bensimon participa da Feira do Livro de Londres 2019

A escritora brasileira Carol Bensimon marca presença na Feira do Livro de Londres com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização do conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O evento ocorre de 12 a 14 de março e conta com a participação de oito editoras brasileiras. Para saber mais, acesse.

Durante o evento, a autora apresenta o seminário “How To Deal With Being Brazilian – Some brief thoughts on sense of place, representation and the stories I can tell” em 14 de março, das 13h às 13h30 no English PEN Salon. “Vou abordar algumas questões nas quais penso constantemente e que são ligadas à identidade nacional, representação do Brasil e as histórias que posso e que quero contar nos meus livros”, explica Carol.

Essa é a primeira vez que a escritora participa da Feira do Livro de Londres. “A presença de um escritor soma esforços institucionais e de exportação editorial. É um convite para que se conheça mais a fundo o que é produzido no Brasil e uma boa maneira de mostrar como a literatura do nosso país pode ser diversa”, disse.

No ano passado, Carol foi contemplada com o Prêmio Jabuti na categoria Romance pela publicação de “O clube dos jardineiros de fumaça” (2017), que aborda a descriminalização da maconha. Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, esse é o maior e mais expressivo reconhecimento do mercado editorial brasileiro.

A narrativa da obra apresenta o personagem Arthur, que é demitido da universidade em que trabalha por cultivar maconha para auxiliar no tratamento médico da mãe que tem câncer. Após a morte dela, o protagonista se muda para o norte da Califórnia com o pretexto de cursar um doutorado, mas acaba se envolvendo com o plantio e o comércio ilegal da droga. Cruzando história e ficção, Carol apresenta um retrato da geração hippie e seu legado.

Outro livro de destaque na carreira da autora é “Sinuca embaixo d’água” (2009), que tem previsão de publicação na Itália em maio de 2019 com o selo da Tunue. A protagonista do romance aparece na história por meio do olhar de outros sete personagens que presenciaram a sua morte e ficaram ligados para sempre por conta do ocorrido.

Durante a sua carreira, Carol também publicou “Pó de parede” (2008), “Todos nós adorávamos caubóis” (2013) e “Uma Estranha Na Cidade” (2015). A autora tem livros publicados na Itália, Argentina, Alemanha e Estados Unidos.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.