Instituto Embelleze, finalista do Prêmio Destaque de Internacionalização, leva seu método aos Estados Unidos
Franquia de educação profissionalizante deu os primeiros passos na internacionalização e chegou ao país norte-americano
O Instituto Embelleze, bem conhecido dos brasileiros, vem trilhando seu caminho também nos Estados Unidos, onde chegou em fevereiro de 2019 com uma unidade de muito sucesso.
É com esse case que a marca se tornou uma das finalistas no Prêmio Destaque de Internacionalização, promovido pelo Franchising Brasil — Programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A empresa de educação profissionalizante, que nasceu em 1998 e está presente em 26 estados brasileiros, já formou mais de 2 milhões de profissionais em habilidades como cabeleireiro, barbeiro, maquiador, depilador, manicure e pedicure, designer de sobrancelhas, entre outras especializações. Por conta das leis americanas, essa chegada ao país se mostrou um grande desafio à empresa, que fez um estudo minucioso antes de estrear por lá. “O mercado de beleza norte-americano é regulamentado e regido por leis rígidas, principalmente no que tange a qualidade da formação de novos profissionais, pois acreditam que esta área está intrinsecamente ligada a saúde das pessoas”, revela Marcella Scavassa, gerente de marketing da empresa.
O local escolhido para inaugurar essa unidade foi Pompano Beach, na Flórida, por conta da grande concentração de latinos, principalmente brasileiros. De acordo com Marcella, o processo completo leva mais de dois anos, e passa por uma avaliação exigente do governo local. “Dar entrada no processo de abertura de um novo negócio na área de educação nos exigiu muita paciência, resiliência e acreditarmos no trabalho que tem sido feito, acima de tudo”, conta a gerente. “Tivemos grandes aprendizados e amadurecimento como empresa ao lidar com tantos desafios”, Marcella completa.
Além da burocracia com a abertura do negócio, os profissionais habilitados para as aulas e também os alunos passam por avaliações extensas antes de poderem exercer a profissão. Isso porque o país encara a área de beleza como sendo fundamental para a saúde, e não deixa de avaliar nos mínimos detalhes quem está apto para atuar.
Mesmo com o lockdown imposto pelo governo local por conta da pandemia de COVID-19, a unidade na Flórida já está em processo de reabertura e prevê bons meses à frente. Além de outras duas unidades no Equador, o Instituto Embelleze ainda planeja abrir outros pontos nos Estados Unidos, e estuda a possibilidade de chegar a outros países. “Tendo recém-completado um ano de operação, o Instituto Embelleze Beauty School é certamente um grande case de sucesso para a marca e para ABF”, completa Marcella.
Sobre o Prêmio Destaque de Internacionalização
O objetivo do prêmio é consagrar redes que, por meio da participação em ações de promoção e capacitação do programa, iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas entre os anos de 2018 e 2020.
A entrega do prêmio será anunciada em breve e irá condecorar três franquias na categoria geral e uma rede ainda será premiada na categoria Estratégia e Consolidação, criada em vista do alto nível e qualidade dos cases que foram submetidos para avaliação da Apex- Brasil e ABF. Os critérios avaliados pela comissão julgadora, compostas por membros do Comitê Gestor do Franchising Brasil, são: complexidade do setor e do mercado; processo de operacionalização; impacto do case; inovação da iniciativa; e, também, a relação com a participação no Programa.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.