Apex-Brasil e CGU assinam acordo de cooperação



Apex-Brasil e CGU assinam acordo de cooperação

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Controladoria-Geral da União assinaram hoje (25/9) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as instituições. A cerimônia de assinatura, realizada na sede da Agência, em Brasília, contou com a presença do presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, e do Ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário.

Estiveram também presentes o Secretário-Executivo da CGU, José Marcelo Castro de Carvalho, o Corregedor-Geral da União, Gilberto Waller Junior, o Ouvidor-Geral da União, Valmir Gomes Dias, o Chefe de Gabinete do Ministro, Janildo Guedes Soares, o Assessor Silvio Oliveira Da Silva e o Assessor Parlamentar, Marcelo Augusto Koboldt. Da Apex, prestigiaram o evento o Diretor de Negócios, Augusto Pestana, e o Diretor de Gestão Corporativa, Edervaldo Teixeira, além do Gerente de Integridade, Erick Moura, o Gerente de Relações Institucionais e Governamentais, Gerson Menandro, o Gerente Jurídico, João Marcos Castro da Silva, e o Gerente do Gabinete da Presidência, Odilon Leite.

O ACT tem como principais objetivos a promoção de ações de prevenção de combate à corrupção, de práticas relacionadas à transparência e à ética, do aprimoramento institucional das áreas de correição e ouvidoria e do estímulo a empresas e instituições apoiadas pela Apex-Brasil, para que possam aderir a programas de integridade.

“A CGU representa o Brasil em fóruns nos temas de controle e de anticorrupção, procurando aplicar no país as melhores práticas observadas no mundo. Esse Acordo, que cobre praticamente todas as áreas da Agência, permite a troca de experiências entre as duas instituições”, comentou o Ministro Wagner Rosário. “Com isso, esperamos aprender e contribuir para o cumprimento da missão da Agência”, concluiu.

“Na Apex-Brasil, atuamos para fortalecer a Agência em Governança e em Conformidade, de modo que o conjunto de nossas atividades e entregas estejam imunes à corrupção e a outros efeitos nocivos às boas práticas de Gestão Corporativa. Nada mais natural que essas iniciativas sejam planejadas e incentivadas por meio de um instrumento formal que una a Apex-Brasil e a CGU em ações coordenadas que privilegiam a correta informação e o engajamento em boas práticas modernas de anticorrupção”, afirmou o presidente.

Após a assinatura, os convidados visitaram as instalações do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) no térreo da sede da Agência, espaço inaugurado em março deste ano. “Queremos facilitar o acesso ao público dos dados e serviços da Agência e aprimorar os níveis de transparência, segurança e integridade da Apex-Brasil, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação”, acrescentou Segovia.

Saiba mais – CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão do Governo Federal responsável por auxiliar o Presidente da República em assuntos relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.