Ação da Abiec reforça presença da carne brasileira no mercado árabe



Ação da Abiec reforça presença da carne brasileira no mercado árabe

Ação da Abiec reforça presença da carne brasileira no mercado árabe

Em parceria com Apex-Brasil, a entidade e 16 empresas associadas estiveram presentes na Gulfood, que aconteceu em Dubai

De olho na crescente participação do mercado árabe nas exportações brasileiras, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) desenvolveu mais uma ação de divulgação da carne brasileira naquele mercado, com presença na Gulfood 2019, uma das principais feiras de alimento do mundo encerrada no último dia 21 de fevereiro em Dubai.

Com a tradicional degustação com mais de 600 quilos de carne brasileira oferecida no estande brasileiro, a ação faz parte do projeto Brazilian Beef e contou com a presença de 16 empresas associadas – Agra Agroindustrial, Agro Iguatemi, Barra Mansa Alimentos, Cooperfrigu, Frialto, Frigosul, Frigotil, JBS, Marfrig, Minerva, Masterboi, Mataboi, Mercurio Alimentos, Mondelli, Plena Alimentos e Xinguara. A avaliação é de que durante os cinco dias de evento tenham sido realizados negócios na ordem de US$ 17 milhões e a expectativa de mais US$ 260 milhões em negócios gerados para os próximos meses.

Em 2018 o mercado árabe respondeu por 25% do total das exportações brasileiras de carne bovina em volume e faturamento. Foram embarcadas pouco mais de 427 mil toneladas, um incremento de 5,3% em relação a 2017. Já em faturamento, as vendas alcançaram USD 1,6 bilhão. “Para nós é importante esse trabalho de aproximação com um mercado estratégico e que mostra potencial de crescimento como os países árabes”, ressaltou a diretora-executiva da Abiec, Liège Vergili Nogueira.

 

Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br

Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 31 empresas do setor no país, responsáveis por 92% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 20,8% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações.

 

Sobre o Brazilian Beef

Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre Apex-Brasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 16 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 58 milhões e crescimento das exportações em mais de 470%.