Foodex: café e caipirinha para conquistar o paladar japonês



Foodex: café e caipirinha para conquistar o paladar japonês

De olho nas tendências do mercado japonês, vinte empresas brasileiras de Alimentos e Bebidas se preparam para mostrar o que têm de melhor na feira Foodex, que acontece de 5 a 8 de março em Chiba, região metropolitana de Tóquio. A participação brasileira é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e conta com o apoio da Embaixada do Brasil em Tóquio. Para encantar compradores, no estande brasileiro haverá degustações de cachaça e drinks feitos com a bebida, e também de café.

O Japão é um dos cinco mercados mundiais mais promissores para a venda de café, de acordo com o estudo da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor Internacional, lançado no ano passado.

Mel e seus derivados, vinhos, cerveja, castanhas, palmito, tapioca, polpas de frutas tropicais e chocolates também serão oferecidos aos cerca de 85 mil visitantes que passam pelos corredores da Foodex em busca de novidades. Atualmente, o Japão é o nono parceiro comercial do Brasil e o sexto maior comprador de Alimentos e Bebidas verde-amarelos, o que representa cerca de 25% do total exportado no último ano para o país nipônico.

Conhecido por liderar as tendências de consumo em toda a Ásia, o Japão é um mercado muito exigente em qualidade, incluindo embalagem e apresentação do produto. A feira Foodex é considerada uma plataforma para lançamentos de produtos no setor de Alimentos e Bebidas, por isso há alguns anos a Apex-Brasil seleciona as melhores empresas brasileiras para exporem seus produtos lá.

Em seguida à Foodex, dez empresas seguem com destino à Coreia do Sul, onde participarão de reuniões com compradores locais. A Coreia do Sul aparece em 13º lugar como destino das exportações do Brasil em 2018 e foi a oitava maior compradora de Alimentos e Bebidas do Brasil em 2018.