Criatividade e convergência: Apex-Brasil apresenta “makers” no SXSW
Evento terá delegação com 40 empresas nacionais e Casa Brasil, em iniciativa da Apex-Brasil
O Brasil marcará forte presença na edição 2019 do festival de criatividade e convergência South by Southwest (SXSW), que ocorre de 8 a 17 de março em Austin. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) leva para o evento uma delegação de 40 empresas, que participarão do Trade Show (feira de negócios) e de rodadas de negócios pré-agendadas. Além disso, haverá uma Casa Brasil, que servirá como espaço de networking e co-working, além de palco para apresentações sobre tendências e inovações desenvolvidas no país.
“A ação no SXSW objetiva a promoção das exportações de empresas dos setores de economia criativa e tecnologia e também a atração de investimentos norte-americanos, principalmente para startups e empresas brasileiras inovadoras”, comenta o Chief Investment Officer da Apex-Brasil, Marco Poli. “O Brasil já é o maior ecossistema de investimento em inovação da América Latina. Temos visto um retorno cada vez maior de investidores internacionais e também um aumento das interações entre grandes corporações locais e internacionais e as mais de 10 mil startups brasileiras. Com esse cenário, buscamos parceiros para rodadas de investimento ainda maiores”, complementa Poli.
Dentre as 40 participantes da delegação brasileira, estão startups e empresas de TI, audiovisual, marketing, educação, mobilidade e biotecnologia, entre outras. Seus produtos e serviços estão alinhados às tendências apresentadas e discutidas no evento, como inteligência artificial, big data, blockchain, internet das coisas, design, realidade virtual e realidade aumentada.
Dessas, 20 exporão suas soluções no Trade Show, a feira comercial do SXSW e as outras terão reuniões de negócios pré-agendadas ao longo do evento. As empresas também receberão mentoria prévia e apoio após o festival para concretização das suas iniciativas de internacionalização.
A Casa Brasil ocupará um espaço de 560 metros quadrados próximo ao coração do evento, o Austin Convention Center. O conceito em torno da Casa será o de “Meet the true Makers”, apresentando os brasileiros como empreendedores que solucionam desafios e criam inovações cotidianamente, gerando startups e empresas competitivas.
Conheça as empresas participantes da delegação brasileira (clique nos nomes para acessar os sites de cada uma):
A+ Productions, AIS DIGITAL, BeerOrCoffee, Cafundo Creative Studio, Duo2.tv, ENLIZT, Flex Interativa, Asteroide TV, GRAVIDADE ZERO & MONSTER CAPTURE, In Loco, MASS Labs, o2 play, PenGuin Animation, PLURALL.NETWORK, Preta Portê Filmes, Sétima Cinema, Super8Prod, Take, TRiO, Unocode, Biosolvit, Bluezup, ClassApp, DealerNet, Dentro da História, Fotop, Holobox, InEvent, Instanteaser, Joco, Looqbox, Mauro Castro Motion Design, Nodo Digital LTDA, OBr.global, PEER2BEER, Shawee, SlicingDice, Trakto, VATI, wesense art & tech.
Clique aqui para conhecer a programação da Casa Brasil.
O festival
O festival South by Southwest (SXSW) é um evento de enorme relevância e impacto mundial, em termos de negócios e de lançamentos de tendências para empresas com base tecnológica de diversos setores (wearables, realidade aumentada etc.), convergência, filmes, música, educação, entre outros.
Em 2018, 423,5 mil pessoas participaram dos 10 dias de festival. Foram 4,9 mil conferencistas em 2,1 mil palestras e conferências. O público é formado, principalmente, por empreendedores, investidores estrangeiros, profissionais da área de comunicação e líderes de grandes empresas.
A cada ano, o grupo de brasileiros presentes no evento tem aumentado – no ano passado, foram cerca de 1,3 mil pessoas – a segunda maior delegação estrangeira, atrás do Reino Unido – e a expectativa é que neste ano o português continue a ser uma das línguas mais ouvidas na cidade.
Eventos de brasileiros na programação oficial do SXSW
O festival tem um sistema de curadoria que envolve votos do público e análise própria do evento para selecionar os painéis e palestras que ocorrem ao longo do evento. Neste ano, foram selecionados 10 painéis, sendo 7 para a seção Interactive do festival e 3 para a seção Edu (de educação).
Além disso, o filme Amazônia Groove, da Urca Filmes, foi selecionado para a exibição na mostra de cinema do festival; o game Sword Legacy: Omen, da empresa brasileira Fableware, foi indicado para a competição Gamer’s Voice Awards e o game Out of Space, da brasileira BeHold, foi selecionado para a competição Gaming Pitch Competition.
Uma das mentorias do festival será da brasileira Vanessa Mathias, da consultoria White Rabbit. O fundo brasileiro de Venture Capital, Redpoint eVentures, será um dos jurados da competição SXSW Pitch, na categoria Artificial Intelligence Technologies.
A empresa brasileira de Tecnologia da Informação CI&T terá uma programação especial ao longo de um dia, com uma sequência de discussões sobre inovação e tecnologia.
A Embraer é patrocinadora da track de palestras Tech Industry and Enterprise, que terá seis dias de programação durante o evento. Além do patrocínio, a empresa é responsável pelo painel Embraer X and the future of urban mobility e terá um lounge no hotel Hilton.
Por fim, dez participantes do Trade Show farão pitches sobre suas soluções International Innovation Platform, no dia 11 de março.
Confira abaixo as ações de brasileiros na programação oficial do SXSW:
Painéis no SXSW
Brazil: from Resistance to an Interactive Film
Eliza Kapai
Connecting the Hidden Amazon to the World
O2Filmes, Cinedelia, Arqmo, ECAM
The Rise of Black Business in Brazil
Vale do Dendê
Redesigning Cities Through Young Urbans
Stella Hiroki
How to Design Work That Humans Love
MESA
Advantages of Regional Music Services Around the World
iMusica
Entourage Phytolab
Getting Better All the Time at Ignite
Hugo Pinto (Sentimonitor)
Painéis no SXSW EDU
Vulnerability Is Power: A New Learning Movement
Future 20 e Descomplica
Making Public Education Thrive in Vulnerable Areas
42formas
An Integral Approach to Teacher Education
Instituto Península
Filmes
Amazônia Groove, da Urca Filmes, documentário com direção de Bruno Murtinho.
https://schedule.sxsw.com/2019/films/2008832?_ga=2.78750994.7488509.1548097256-972743387.1546877160
Guaxuma, animação em curta metragem, dirigido por Nara Normande
https://schedule.sxsw.com/2019/films/2009701
The Orphan – curta metragem dirigido por Carolina Markowicz
https://schedule.sxsw.com/2019/films/2009827
The Garden Left Behind, longa metragem dirigido por Flávio Alves
https://schedule.sxsw.com/2019/films/2008830
Games
Sword Legacy: Omen – da Fableware
Indicado para a premiação de jogos indie Gamer’s Voice Awards
https://gaming.sxsw.com/news/2019/announcing-the-2019-sxsw-gamers-voice-award-nominees/
Out of Space – da BeHold
Selecionado para a competição Gaming Pitch Competition
https://gaming.sxsw.com/awards/pitch-competition/
Mentorias
White Rabbit
Pitches
Pitch Event – Artificial Intelligence
A brasileira Redpoint eVentures participa do jurí.
Dez brasileiras se apresentarão
Programação especial
CI&T Day Long Program – 11 de março
- 9:30 – 10:30am – Session One: Regulation: The Missing Ingredient for Innovation
- 11am – 12pm – Session Two: Diversity is the New Superfood
- 12:30 – 1:30pm – Session Three: Emerging Tech Tapas: Small Bites. Small Bets.
- 2 – 3pm – Session Four: DevOps: The Innovation Pressure Cooker
- 3:30 – 4:30pm – Session Five: Stirring the Pot: Disruption Deconstructed
- 5 – 6pm – Session Six: Innovation Secret Sauce Revealed
Patrocínio Embraer
Track: Tech Industry and Enterprise