Três novas estratégias do Green Deal europeu



Três novas estratégias do Green Deal europeu

A atual Comissão Europeia, sob a presidência da alemã Ursula von der Leyen, tem o European Green Deal como carro-chefe. O projeto consiste em direcionar todas as áreas de atuação política e econômica da União Europeia para o combate às mudanças climáticas.  No âmbito do Green Deal, três novas estratégias foram publicadas em 14 de outubro de 2020:

Onda de renovação. A Onda de Renovação visa melhorar o desempenho energético dos edifícios do bloco. Para alcançar a meta de redução de 55% das emissões de gases do efeito de estufa até 2030, a UE deverá reduzir as emissões e o consumo energético de edifícios em 60% e 14%, respectivamente.Para isso, pretende-se duplicar as taxas de renovação dos prédios nos próximos dez anos, e garantir uma maior eficiência na sua utilização de energia e recursos. Até 2030, 35 milhões de edifícios poderão ser renovados, criando até 160 mil empregos no setor da construção.O investimento pode injetar um estímulo no setor da construção, aquecendo a procura por equipamentos eficientes em termos energéticos. 

Estratégia para o metano. O controle das emissões de metano é considerado uma prioridade no Green Deal Europeu, devido à sua contribuição para o aquecimento global.  Assim, a Estratégia para o Metano focará nos setores de maior emissão: agricultura, produção de energia e gestão de resíduos.No setor energético, o objetivo será melhorar a detecção e reparação dos vazamentos do gás. Já a redução das emissões provenientes da agricultura, que são a maioria, depende da melhoria da saúde, fertilidade e dieta dos rebanhos. Por isso, até ao final de 2021 será desenvolvido um inventário de melhores práticas na área. No setor de resíduos, serão propostas medidas para melhorar a gestão dos gases de aterro, aproveitando o seu potencial energético e reduzindo, simultaneamente, as emissões.  Além das medidas adotadas no âmbito da UE, a Comissão apoiará a criação de um observatório internacional de emissões de metano. O programa de satélites Copernicus da UE também permitirá melhorar a vigilância, e contribuirá para detectar os principais emissores mundiais.  Nova estratégia para os produtos químicos. Em um contexto de sustentabilidade, a estratégia é o primeiro passo em direção a um ambiente livre de substâncias tóxicas, impulsionando a inovação em direção a produtos químicos seguros e sustentáveis.  A estratégia define ações para evitar o uso de produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. O objetivo é minimizar e substituir as substâncias que suscitam preocupação, em particular as que estão presentes em produtos como brinquedos, artigos infantis, cosméticos, detergentes, materiais em contato com os alimentos e têxteis. As ações anunciadas apoiam também a inovação industrial, para que novos produtos se tornem referência mundial. Para isso, deve-se reforçar a aplicação das regras da UE, tanto internamente como na importação de bens. Planeja-se a consolidação das regras no quadro jurídico da UE e alterações no REACH, o regulamento de produtos e substâncias químicas do bloco