Oportunidades de exportação para o Brasil com o Brexit



Oportunidades de exportação para o Brasil com o Brexit

A formalização da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) ocorreu em 31 de janeiro de 2020. Desde então, deu-se início o período de transição (até 31 de dezembro), durante o qual o Reino Unido segue participando do Mercado Comum Europeu, enquanto negocia um acordo de comércio futuro com a UE. 

Independentemente do acordo com a UE, a partir de janeiro de 2021 estarão em vigor no Reino Unido novas tarifas de importação, aplicadas àqueles parceiros com os quais o país não mantém acordos preferenciais – caso, atualmente, do Brasil.  A lista completa das alíquotas que passarão a ser aplicadas encontram-se na plataforma do UK Global Tariff

Algumas dessas tarifas mantiveram-se inalteradas em relação ao perfil tarifário da UE, outras sofreram somente uma conversão de moedas (de euros para libras esterlinas), como foi o caso das tarifas específicas, comumente aplicadas a produtos agrícolas. Em diversos outros setores, no entanto, o percentual ad valorem (%) aplicado às importações foi reduzido

Para identificar as principais oportunidades para o Brasil decorrentes dessas reduções de carga tarifária, foi utilizado como base o Mapa de Oportunidades da Apex-Brasil. De acordo com a metodologia do Mapa, há 336 produtos brasileiros que teriam oportunidade de exportação para o Reino Unido: tanto produtos que ainda não são enviados para aquele país, como produtos nos quais o Brasil já detém uma grande fatia de mercado*. De maneira geral, essa seleção está atrelada tanto à demanda britânica como à competitividade brasileira nos produtos mais importados no país. 

Destsa base de 336 produtos, há 108 (32%) que terão alíquotas reduzidas no Reino Unido a partir de 2021. A redução média nesses produtos será em torno de 2,6 pontos percentuais, e 69 deles terão tarifas zeradas. Considerados os valores exportados para o Reino Unido em 2019, apenas nesses 108 SH6 selecionados, a redução da carga tarifária tem o potencial de alcançar mais de US$ 12 milhões.  

Os produtos que mais se beneficiarão das alterações nas tarifas pertencem a diferentes setores da economia. As maiores reduções concentram-se nos complexos de “Produtos Químicos”, “Moda, Higiene Pessoal e Cosméticos”, “Equipamentos de Transporte” e “Máquinas e Equipamentos, Aparelhos e Materiais Elétricos”. 

No infográfico ao lado destacamos alguns produtos que desfrutarão de alíquotas reduzidas a partir de janeiro. Mesmo que seu produto não esteja em destaque, acesse o UK Global Tariff para saber se haverá mudanças tarifárias a partir do ano que vem.  

Para mais informações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia e suas consequências para o Brasil, acesse a plataforma Brazil Brexit Watch, desenvolvida pela Embaixada do Brasil em Londres. Além disso, para receber por e-mail a Newsletter trimestral Conexão Londres, produzida pela Embaixada em parceria com a Apex-Brasil, ou o boletim mensal da Apex-Brasil sobre União Europeia, o Conexão Bruxelas, envie uma mensagem para apexbrasil@apexbrasil.com.br.