ANFACER realiza Rodada de Negócios com compradores da África



ANFACER realiza Rodada de Negócios com compradores da África

A ANFACER realizou entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro uma Rodada de Negócios Online com foco no mercado africano. A ação é parte do projeto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e as reuniões foram realizadas através de vídeo conferência online ao longo dessas duas semanas. 

Os países com foco do evento são os 15 principais importadores de cerâmica da África: África do Sul, Marrocos, Gana, Costa do Marfim, Quênia, Moçambique, Ilhas Maurício, Etiópia, Madagascar, Senegal, Zâmbia, Botswana, Namíbia, Tanzânia e Nigéria.

O continente africano tem passado por um período de estabilização institucional desde os anos 90, abrindo oportunidades para investimento internacional. Juntamente com produção de commodities, os setores de infraestrutura e construção civil são dois dos carros-chefes da economia africana e uma oportunidade de atuação para as empresas brasileiras, apesar de algumas dificuldades logísticas que ainda persistem. 

O continente também apresenta espaço para a indústria brasileira. Como exemplo, as trocas comerciais cresceram de R$ 4 bilhões em 2000 para R$ 20 bilhões em 2010, um crescimento bastante significativo, apesar de ter apresentado desaceleração nos últimos anos. O principal desafio, especialmente para a indústria cerâmica, é a presença da China no continente. Por isso, é importante apresentar o diferencial do produto nacional em relação ao produto chinês e as características mais marcantes do design brasileiro. 

Os associados da ANFACER que participaram são: CERAMICA STRUFALDI LTDA, GRUPO CRISTOFOLETTI, LUME CERAMICA LTDA, Angelgres Revestimentos Ceramicos Ltda, Gail Ceramica LTD, ITAGRES PORCELAIN TILES, TECNOGRES REVESTIMENTOS CERAMICOS LTDA, Duratex S.A., Ceramica Ramos Ltda, Ceramica Elizabeth Sul Ltda, Portobello S.A., GRUPO CEDASA, Pointer – PBG S.A., Delta Industria Ceramica, Lorenzetti SA IBE, Vidro Real, Cerâmica Carmelo Fior, GRUPO CEJATEL, Cerâmica e Velas de Ignição NGK Brasil Ltda, Gabriella Revestimentos Cerâmicos Ltda e CERAMICA VILLAGRES LTDA .

Fundada em 1984, a ANFACER representa institucionalmente a indústria brasileira de cerâmica promovendo seu desenvolvimento, competitividade e ampliação de mercado para seus produtos. A missão da entidade é exercer a capacidade institucional de representatividade da indústria cerâmica nacional, visando alavancar a competitividade e ampliar mercados para o setor, contribuindo com o esforço de desenvolvimento do país.

Sobre o Projeto Ceramics of Brazil

Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.  

Sobre a Agência Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.