Lançamento da publicação: Illinois Highlights – radiografia dos estados do meio oeste dos EUA



Lançamento da publicação: Illinois Highlights – radiografia dos estados do meio oeste dos EUA

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Chicago e a Câmara Americana de Comércio (AMCHAM Brasil), realizou o lançamento da publicação Illinois Highlights, na quarta-feira, dia 20 de janeiro, em um webinar organizado pela AMCHAM Brasil. O documento inaugura a série de estudos, Radiografia dos Estados do Meio Oeste dos EUA, um projeto de iniciativa do Consulado-Geral do Brasil em Chicago para apresentar o panorama e as oportunidades de mercado dos dez estados da região. 

Muito mais do que um documento descritivo, a publicação apresenta uma verdadeira radiografia da economia local com luz sobre temas relevantes para a internacionalização de empresas brasileiras, seja por meio da exportação de produtos e serviços, seja pelo estabelecimento de filiais ou parcerias para a atração de investimentos. Durante o evento de lançamento, os representantes do Consulado Geral do Brasil em Chicago e AMCHAM falaram sobre os benefícios que este material pode trazer aos empresários brasileiros. 

”O projeto Radiografia dos Estados do Meio Oeste dos EUA tem o objetivo de preencher uma lacuna de informações de qualidade sobre uma das regiões mais dinâmicas e prósperas dos Estados Unidos, oferecendo aos empresários ferramenta a um só tempo útil, objetiva e ágil para explorar oportunidades comerciais, identificar parcerias, atrair investimentos e buscar soluções para aumentar sua competitividade” destaca Benoni Belli, Cônsul-Geral do Brasil em Chicago. 

“O estado de Illinois é uma economia bastante diversificada, com um PIB de quase US$ 1 trilhão. Além de oferecer um “hub” de logística e inovação e ser referência no mercado de commodities, Illinois tem laços empresariais e comerciais bastante sólidos com o Brasil”, explica Abrão Neto, Vice Presidente Executivo da Amcham Brasil. 

Illinois é para muitos brasileiros novidade quando se trata de destino de exportações e internacionalização de negócios. O estado é a maior economia da região, com um PIB de quase US$ 1 trilhão, e o quarto estado que mais atrai investimentos estrangeiros diretos nos EUA. Possui enorme diversificação de setores econômicos, além de ser referência em pesquisa e inovação. 

 “A realização do estudo em conjunto com seus parceiros reforça o papel da Apex-Brasil em descobrir novos destinos e caminhos para a internacionalização de negócios brasileiros. Nosso objetivo por meio deste trabalho é trazer informações sobre importantes mercados com grande representatividade internacional que podem ser analisados por empresas brasileiras em seus planos de internacionalização” comenta Igor Celeste, Gerente de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil. 

Clique no botão a seguir para baixar a publicação Illinois Highlights – radiografia dos estados do meio oeste dos EUA.  

Clique aqui para assistir ao vídeo do lançamento do estudo.