ABF e Apex-Brasil celebram assinatura de novo convênio do Franchising Brasil
Convênio de mais de 15 anos foi renovado para o biênio 2021-2022 e possibilitará acesso a mercados prioritários como Estados Unidos, México, Colômbia, Portugal, Espanha,
Emirados Árabes Unidos, China, entre outros
São Paulo, março de 2021 – No último dia 17 de março foi assinado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) o Convênio que permitirá a continuidade do programa Franchising Brasil para o biênio 2021-2022. A formalização da parceria coroa um grande esforço que teve início no segundo semestre de 2020, quando começaram as tratativas e negociações.
A escolha dos mercados prioritários foi concluída em agosto, com a participação dos associados, e foram elencados os países que terão uma atenção especial com ações de promoção e capacitação. A seleção compreende os seguintes países: Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Chile, Paraguai, Portugal, Espanha, Emirados Árabes Unidos e China.
De acordo com Bruno Amado, gerente do programa Franchising Brasil, “nesse momento tão delicado com a economia e a saúde pública fragilizadas em todo o planeta, a renovação do nosso convênio com a Apex é um alento e reflete a confiança depositada no setor de Franchising Brasileiro”.
Carla Frade, gestora do programa na Apex-Brasil, também concorda com a importância deste projeto setorial e sua renovação por mais dois anos. “Estamos muito contentes por renovar esta parceria, que já dura mais de 15 anos. Entendemos que o apoio à internacionalização do setor de franquias é estratégico, tendo em vista sua contribuição para a geração de empregos, para o fomento ao empreendedorismo no Brasil, e para o fortalecimento da imagem do país no cenário internacional. Na próxima edição do Franchising Brasil esperamos entregar ainda mais valor para as empresas participantes como, por exemplo, por meio de iniciativas digitais, que poderão beneficiar empresas de todo o país”, ressalta.
Por mais que a internacionalização possa não parecer uma estratégia fácil neste momento, a ABF seguirá com suas iniciativas, projetando as franquias brasileiras internacionalmente. Entre elas estão ações de promoção virtuais e de marketing, incentivo à capacitação, divulgação de materiais e a conscientização necessária sobre o tema e o grande potencial que ele representa quando se trata das marcas brasileiras.
A primeira ação do novo convênio já acontece nos dias 06 e 13 de abril, com uma orientação especial sobre o mercado americano de franquias, realizada em parceria com o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo.
Em seguida, no dia 20 de abril, o Franchising Brasil participará de um workshop virtual promovido pela AGF – Asociación Guatemalteca de Franquicias, ocasião na qual será aberto espaço para que as redes brasileiras que queiram expandir para a América Central apresentem suas marcas.
Mais informações sobre esses eventos, assim como as inscrições, serão divulgadas em breve pelos canais de comunicação da ABF. Para participar do Franchising Brasil, saber mais sobre o programa e o que ele oferece, acesse as redes sociais do programa (Facebook, Instagram, LinkedIn e Site Oficial) e entre em contato através do e-mail internacional@abf.com.br.
De acordo com pesquisa da ABF, atualmente há 163 redes brasileiras presentes em 106 países. Entre as nações top 10 com maior presença de marcas Made in Brazil, os Estados Unidos seguem liderando a lista, com Portugal em segundo lugar e o Paraguai em terceiro. No ano passado, Peru (20%), Angola (14%) e Equador (10%) foram os países que registraram maior variação na presença das redes brasileiras.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 167 bilhões, mais de 156 mil unidades e cerca de 2.600 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.200 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para isso, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.