Iniciativa europeia combate o financiamento da extração de combustíveis fósseis



Sete dentre as principais economias europeias se comprometeram formalmente em eliminar o financiamento à exportação de projetos relacionados a combustíveis fósseis.  A proposta, que levou à criação da coalizão Export for Future(E3F), visa não eliminar serviços de créditos e garantias para exportação em projetos extrativistas. Cada país (Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Suécia e Reino Unido) terá um cronograma gradual para saída dessas operações, contudo, o ano de 2025 foi estipulado como meta para zerar o financiamento aos projetos de petróleo, e 2035 para gás natural.

De acordo com o Ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, que sediou a reunião inicial da iniciativa, cerca de 35% de toda garantia à exportação concedida pelos países da OCDE é destinada a projetos de extração de combustíveis fósseis. Segundo Le Maire, o objetivo é que a coalização atraia o interesse de outras importantes economias globais, em especial os Estados Unidos, que já anunciaram a interrupção de garantias à exportação para projetos de combustíveis fósseis em terceiros mercados, e estipularam que ao menos 5% de todas as operações do banco estadunidense de apoio às exportações sejam destinadas a projetos de energias renováveis.

De acordo com estudo recente da Oil Change International, que advoca contra o uso de combustíveis fósseis, Coreia do Sul, China e Japão estão entre as economias que mais financiam atividades extrativas desse tipo de produto. Ainda de acordo com a organização, a iniciativa dos países europeus pode ajudar a criar momentum e guiar futuras negociações multilaterais que levem à redução e eliminação de financiamento de exportação de projetos de petróleo e gás.