Franchising Brasil participa do ApexCast e fala sobre a evolução da internacionalização das franquias brasileiras
Bruno Amado, gerente do Programa, foi um dos convidados ao lado de Rodolfo Magalhães, CEO da Coife Odonto
A nova edição do ApexCast tem como tema o Franchising Brasil, programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising com a (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O novo episódio apresenta aos ouvintes uma conversa sobre a evolução da internacionalização das marcas brasileiras, o impacto da pandemia no setor de franquias e a parceria entre a Apex-Brasil e a ABF. O programa conta, também, um pouco da história da Coife Odonto, franquia odontológica que foi apoiada pela parceria e que hoje opera na China.
Os convidados para a discussão são a Analista de Indústria e Serviços da Apex-Brasil e também gestora do programa, Carla Frade; o gerente da parceria na ABF, Bruno Amado; e o CEO da Coife Odonto, Rodolfo Magalhães, que dá até uma dica para os empresários que almejam explorar o mercado chinês.
Ouça nas principais plataformas
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 167 bilhões, mais de 156 mil unidades e cerca de 2.600 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.200 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para isso, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.