Higiene pessoal: empresas brasileiras geram US$ 5,3 milhões em Paris
Delegação brasileira foi composta por empresas de HPPC, que realizaram mais de 1500 interações com organizações de outros países
Representando o quarto maior mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo, empresas brasileiras estiveram presentes na in-cosmetics Global 2019 – uma das mais importantes feiras internacionais de ingredientes voltados à indústria do setor – e geraram aproximadamente R$ 5,3 milhões em negócios. A perspectiva é que nos próximos 12 meses ainda sejam produzidos cerca de R$ 15,9 milhões em negociações estimuladas pelo evento, que ocorreu em Paris, entre os dias 2 e 4 de abril.
Já consolidada como um dos momentos mais aguardados do calendário do setor de HPPC mundial, a in-cosmetics Global 2019 reuniu centenas de expositores e milhares de visitantes de diversos países. A participação nacional foi possibilitada pelo Beautycare Brazil, uma realização da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Para a gerente do projeto, Gueisa Silverio, os expositores brasileiros chamaram a atenção do público presente e contribuíram para a qualificação da percepção sobre o setor de HPPC do país.
“Pela relevância e tamanho do mercado de HPPC brasileiro, a exposição das empresas do Brasil sempre atrai o interesse de diversos atores globais. Estas companhias realizaram mais de 1.500 interações com organizações de outros países durante o evento. Segundo a organização da in-cosmetics Global, a feira cresceu 29% em número de visitantes, e isso se reflete em mais oportunidades para os participantes”, afirma.
O chefe do setor de Promoção Comercial e Investimentos, da embaixada do Brasil em Paris, Wagner Alves, destaca o potencial da indústria de HPPC do país se tornar cada vez mais uma referência mundial.
“Temos um mercado importante e a maior biodiversidade do mundo, com mais de 20% do estoque global. É muito provável que continuemos a desenvolver esta indústria criativa e inovadora e que exerçamos cada vez mais papel de influenciadores e geradores de tendências mundiais no setor”, explica Alves.
Sobre o Beautycare Brazil
É uma iniciativa realizada por meio de uma parceria entre a ABIHPEC e a Apex-Brasil, que tem como objetivo promover as exportações da cadeia produtiva e de empresas do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, contribuindo para a competitividade das empresas brasileiras por meio da internacionalização.
Desenvolvido desde o ano 2000, o projeto setorial vem alcançando uma história de sucesso de apoio à exportação e para a relevância do setor para a economia nacional. Atualmente, o Beautycare Brazil atende empresas de todos portes e faturamentos, que tem a possibilidade de participar de eventos internacionais, tais como feiras, road shows e missões prospectivas, além outras ações que englobam atividades de capacitação, adequação técnica de produtos, ações comerciais para facilitação e geração de negócios, fortalecimento de imagem, entre outros.
Sobre a ABIHPEC
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada sem fins lucrativos, com a finalidade de reunir as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses.
Tem como missão apoiar, desenvolver, estimular e criar ações e instrumentos que contribuam para o desenvolvimento do setor, além de representar seus associados em âmbito nacional e internacional, buscando fomentar a competitividade, credibilidade, ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 12.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados.
A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e prestando apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.