Galerias Nara Roesler e Vermelho integram a Frieze Viewing Room Los Angeles



Galerias Nara Roesler e Vermelho integram a Frieze Viewing Room Los Angeles

Galerias brasileiras apresentam obras de JR, Virginia de Medeiros e Carlos Motta na quarta edição do evento, que celebra a paisagem artística da cidade

Galerias Nara Roesler e Vermelho integram a quarta edição da Frieze Viewing Room Los Angeles, que acontece de 27 de julho a 01 de agosto eocorre simultaneamente ao primeiro Gallery Weekend Los Angeles, queoferecerá um programa de ações e ativações em toda a cidade para os membros e o público da Frieze.

As galerias brasileiras, que contam com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), figuram no grupo de grandes expositores internacionais, ao lado de 47 importantes galerias do evento.

A Galeria Nara Roesler apresenta obras da artista brasileira Virginia de Medeiros e do francês JR. A seleção destaca o interesse mútuo dos artistas em trazer, por meio da fotografia, foco para as comunidades marginalizadas, com atenção para as histórias individuais de quem vive nas margens, destacando a individualidade de cada sujeito e colocando o público frente a frente com as dificuldades e realidades.

O estande online inclui trabalhos de diferentes séries icônicas de JR, como ‘Mulheres são Heróis’, ‘Sem Moldura’, e ‘As Rugas da Cidade’, nas quais o artista trabalhou para inspirar os espectadores a valorizar as mulheres e os idosos, que atuam como pilares de suas comunidades, não desanimadas por sua vitimização e negligência desproporcionais.

Esses trabalhos serão apresentados em conjunto com a série de fotografias Alma de Bronze, de Virginia de Medeiros, que retratam as mulheres que lideram a Frente de Luta por Moradia do Movimento Sem Teto do Centro de São Paulo (MSTC), na esperança de aprofundar e capturar a força das mulheres que guiam sua comunidade por meio da luta pela sobrevivência.

A Vermelho apresenta o trabalho de Carlos Motta, marcado pela narração de histórias suprimidas de diferentes indivíduos e comunidades sexuais e de gênero, na tentativa de desconstruí-las. Em sua série de fotografias de uma figura manipulando cobras, as imagens referem-se a práticas fetichistas gays associadas ao “desvio sexual”.

Já as esculturas de bronze, intituladas ‘NÓS, O INIMIGO’, são baseadas em representações do demônio desenhadas na história da arte: pinturas históricas que retratam Satanás no inferno, desenhos, ilustrações e esculturas que retratam a personificação do mal. Cada figura desafia os padrões morais normativos de beleza, respeitabilidade e comportamento. Entre este exército de demônios, há personagens que sugerem uma perversão sexual mais comumente representada nas imagens católicas tradicionais.

A plataforma Viewing Room pode ser acessada por meio de um cadastro pelo link https://viewingroom.frieze.com/ e conta com recursos aprimorados de pesquisa, filtro, navegação e curadoria de conteúdo, para garantir que cada visitante tenha viva experiências únicas e muitas descobertas.

Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 62 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2017 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assumiu o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.

Informações à imprensa

Agência Guanabara
Tais Santos – tais@agenciaguanabara.com.br
Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br