ABPI promove em agosto o maior evento de Propriedade Intelectual da América Latina



ABPI promove em agosto o maior evento de Propriedade Intelectual da América Latina

“Propriedade Intelectual e Economia Circular será tema de debates” do 41º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, de 23 a 26 de agosto.

Com palestras do ministro da economia Paulo Guedes, do ministro do STF e presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, e do economista Ricardo Amorim sobre a “Propriedade Intelectual e a Economia Circular, a ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, com apoio institucional da Apex-Brasil, realiza, de 23 a 26 de agosto próximos, o 41º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual, o maior do gênero na América Latina.  “Temas relacionados a essa questão serão o foco nos quatro dias deste congresso, quando estaremos conectados com as lideranças do mundo inteiro para debater as questões mais atuais no campo da propriedade intelectual”, explica o presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimenta

Concebido em formato totalmente on line e interativo, o congresso reunirá representantes da indústria, do judiciário, advogados, autoridades de governo, além de  dirigentes empresariais e entidades nacionais e estrangeiras, como WIPO (World Intellectual Property Organization), AIPPI (Association Internationale pour la Protection de la Proprieté Intellectuelle), ASIPI (Asociación Interamericana de la Propiedad Intelectual), INTA ( International Trademark Association), Basf, Bayer, Braskem e IBM, entre outras.

As quatro plenárias, oito painéis e 17 table topics do evento abordarão, entre outros, temas centrais da propriedade intelectual, como marcas, patentes, desenho industrial e direito autoral, além de questões estratégicas da propriedade intelectual, como a atualização do plano de combate ao backlog de patentes e a recente decisão do STF sobre a ADI 5.529, que considerou inconstitucional a extensão do prazo de patentes previsto na Lei de Propriedade  Industrial, em caso de demora na análise do processo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Prêmio Patente do Ano

Nesta 41ª edição do seu congresso anual a ABPI fará o anuncio e a entrega do 2º Prêmio Patente do Ano, que contemplará a melhor invenção voltada para desenvolvimento sustentável. Serão contemplados os pedidos de patentes deferidos ou patentes em vigor depositadas em território brasileiro que contribuem para o desenvolvimento econômico sustentável. Os principais quesitos a serem considerados pela Comissão Julgadora são o potencial para geração de benefícios sociais (35%); potencial para geração de benefícios econômicos (30%); impacto ambiental (15%); internacionalização da proteção (10%); abordagem de gênero (5%); participação de inventores brasileiros (5%).

Inscrições

As inscrições para o 41º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual, que é gratuito para associados, podem ser feitas através do aplicativo da ABPI — disponível para download no Google Play, App Store e na versão web — ou no próprio site do evento. Participantes interessados e que ainda não são associados à ABPI podem se tornar membros em: www.abpi.org.br/seja-um-associado.

Veja mais informações no link:  https://congresso.abpi.org.br/

A ABPI

A ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual é uma entidade sem fins lucrativos voltada para o estudo da Propriedade Intelectual, notadamente o direito da propriedade industrial, o direito autoral, o direito da concorrência, a transferência de tecnologia e outros ramos afins. Fundada em 16 de agosto de 1963, a ABPI congrega empresas, institutos de pesquisa, universidades, escritórios de advocacia e agentes de propriedade industrial do Brasil e do exterior

A ABPI promove conferências, congressos, seminários e edita publicações voltadas para divulgação da Propriedade intelectual e o aperfeiçoamento da legislação, doutrina e jurisprudência desse ramo do Direito. Com sede no Rio de Janeiro e escritório em São Paulo, a entidade mantém, permanentemente, 14 Comissões de Estudo, representações seccionais em oito estados, um Centro de Educação Continuada (CEDUC), um Centro de Solução de Disputas (CSD-ABPI) e um Comitê Empresarial.

A ABPI representa no Brasil, como grupo nacional, a AIPPI – Association Internationale pour la Protecion de la Proprieté Intellectuelle, a principal entidade mundial de consulta para estudo e promoção da Propriedade intelectual. Também atua como parceira da LIDC – Ligue Internationale du Droit de la Concurrence e do Global IP Network, que congrega as associações nacionais de PI das principais economias mundiais.

Informações à Imprensa do 40º Congresso da ABPI:

Milena Cardoso Coppin – 21 972268224 (milena@fguarana.com.b r)

Rubeny Goulart – 21 999744768 (rubeny@abpi.org.br)